Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

IF Goiano - Campus Campos Belos ofertará turma de Mestrado em Zootecnia em Parceria com o Campus Rio Verde

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 14 de Mai de 2021, 08h33 | Última atualização em Segunda, 31 de Mai de 2021, 16h36 | Acessos: 1190
No dia 12 de maio de 2021, o  IF Goiano - Campus Campos Belos recebeu a visita do Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano (Alan Costa), do Diretor da Agência de Inovação do IF Goiano (Leonardo Nazário), do Diretor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação do IF Goiano - Campus Rio Verde (Adriano Jakelaitis) e da Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia do IF Goiano – Campus Rio Verde (Ana Paula Gomide).
A comitiva foi recebida pela equipe diretiva do IF Goiano - Campus Campos Belos (Fabiano Arantes - Diretor Geral; Althiéris Saraiva - Coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação; Wellington Lucena - Gerente de Ensino; João Rufino - Coordenador de extensão; Francisco Torcate - Gerente de Administração e Planejamento; Heleno Filho - Responsável pela Escola Fazenda, e demais servidores convidados). A visita foi oportuna para discussões e alinhamentos acerca da oferta de turmas de mestrado acadêmico no IF Goiano - Campus Campos Belos, com vistas ao desenvolvimento da Pós-graduação Stricto Sensu no campus, além de conhecimento da infra-estrutura disponível na instituição.
 
A reunião ocorreu de forma presencial, respeitando o distanciamento social e medidas de segurança e proteção impostos pelo cenário de pandemia e recomendações dos orgãos de saúde. Também, houve webtransmissão ao vivo pelo Google Meet, onde demais servidores convidados puderam participar, bem como responsáveis de setores ligados a Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano - Campus Campos Belos. Representantes de áreas puderam apresentar os trabalhos realizados pela Iniciação Científica, pela Pós-graduação e Inovação, e projeções futuras.
 
O professor Alan Costa abordou sobre os indicadores do IF Goiano no âmbito da Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, ao passo que destacou o trabalho que vem sendo feito no Campus Campos Belos, reconhecendo a necessidade de investimentos e firmando o apoio e compromisso com a continuidade do desenvolvimento das áreas no campus. Ressaltou ainda sobre os bons indicadores do Campus Campos Belos nas áreas de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. O Professor  Adriano Jackelaitis (Representando também o diretor do Campus Rio Verde, Fabiano Guimarães), reforçou o interesse em manter a parceria com o Campus Campos Belos, especialmente na área da Pós-graduação Stricto Sensu.  A Professora Ana Paula Gomide abordou sobre os indicadores do curso de mestrado acadêmico em Zootecnia do Campus Rio Verde e as potencialidades da participação de docentes do Campus Campos Belos junto ao programa, bem como a oferta de turma de mestrado no Campus Campos Belos. O professor Leonardo Nazário fez um panorama das potencialidades do Campus Campos Belos no âmbito da inovação, bem como das possibilidades de fomento através da Agência de Inovação do IF Goiano e do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial.
 
Adicionalmente, foi firmado acordo junto a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano e ao Programa de Pós-Graduação em Zootecnia do IF Goiano – Campus Rio Verde para que o Campus Campos Belos possa ofertar turma de mestrado em Zootecnia, vinculado ao programa já existente, tendo docentes da área de ciências agrárias do campus como professores orientadores junto ao programa do Campus Rio Verde. Assim, a previsão é que ainda em 2021/1 seja lançado edital de processo seletivo, prevendo vagas para ingresso no Campus Campos Belos em 2021/2 [para conhecer um pouco mais sobre o  Programa de Pós-Graduação em Zootecnia do IF Goiano – Campus Rio Verde, clique aqui.
 
A oferta de  uma turma de Mestrado Acadêmico em Zootecnia no IF Goiano - Campus Campos Belos será possível graças ao engajamento da equipe gestora do IF Goiano - Campus Campos Belos, dos professores doutores da área de ciências agrárias e seus respectivos currículos, bem como da infra estrutura laboratorial e de campo, para além de infra estrutura de salas de aula e biblioteca, que possibilitarão o desenvolvimento de pesquisas científicas pelos futuros discentes. Ressalta-se que a comitiva avaliou a infra estrutura laboratorial e a campo, como promissora para a investigação científica, baseada na prática e na experimentação e que vão ao encontro dos objetivos do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia.
 
Para o Diretor Geral, Professor Fabiano Arantes a oferta de uma turma de Mestrado Acadêmico em Zootecnia no  IF Goiano - Campus Campos Belos é "um grande passo para a realização de um grande projeto de nosso campus para nossa cidade e toda região". Também, o Coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Professor Althiéris Saraiva ressalta que "a oferta da pós-graduação em nível Stricto Sensu opornunizará o desenvolvimento de pesquisas que vão ao encontro das demandas regionais, para além de formação de recursos humanos para a ciência no âmbito da produção zootecnica". O  Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Professor Alan Costa salienta ainda que "Ficamos impressionados com o engajamento da equipe diretiva do Campus e dos servidores de modo geral, que por sua vez reflete, nos excelentes indicadores que a Unidade alcançou num curto espaço tempo. Vimos uma unidade muito bem estruturada, com laboratórios bem equipados e uma fazenda experimental bem planejada, e com elevado potencial de alavancar as pesquisas e a inovação, associadas com a formação de recursos humanos do técnico à pós-graduação, como tão bem já estão fazendo. O Campus inicia agora a oferta de turmas de mestrado que irão contribuir ainda mais no fortalecimento da pesquisa e da cultura da inovação, envolvendo os estudantes dos cursos técnicos e da graduação na unidade. Inclusive o Campus teve o melhor desempenho entre todas as unidades do IF Goiano, no ano de 2020, na produção tecnológica, em função do elevado número de softwares e outros produtos inovadores desenvolvidos. Nós nos sentimos orgulhosos da grandeza do trabalho e da importância da Unidade para o desenvolvimento desta região. Parabéns a toda a comunidade acadêmica".
 
Na oportunidade, a equipe discutiu acerca da possibilidade futura de oferta de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional -  ProfEPT, em parceria com o IF Goiano - Campus Posse, a exemplo do que já ocorre no IF Goiano - Campus Ceres. Há, no momento um GT (Grupo de Trabalho) envolvendo docentes do Campus Ceres, Campus Posse e Campus Campos Belos, trabalhando na elaboração de proposta a ser avaliada em âmbito nacional. O ProfEPT tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e para o desenvolvimento de pesquisas na área. 
 
 
 
Fim do conteúdo da página