Artigo Científico alerta para o impacto do uso de agrotóxicos sobre organismos aquáticos

Publicado: Segunda, 16 de Abril de 2018, 09h32 | Última atualização em Segunda, 14 de Mai de 2018, 17h45 | Acessos: 1225

Publicação do Prof. Dr. Althiéris Saraiva no periódico Environmental Science and Pollution Research mostra que os resultados de sua pesquisa alertam para o impacto de agrotóxicos em ecossistemas de água doce.

A partir de resultados de pesquisas de sua tese de doutorado, o Prof. Dr. Althiéris de Souza Saraiva, Professor EBTT do IF Goiano – Campus Campos Belos, publicou recentemente artigo científico no periódico internacional Environmental Science and Pollution Research (Fator de Impacto 2,741).

O artigo intitulado “Lethal and sub-lethal effects of cyproconazole on freshwater organisms: a case study with Chironomus riparius and Dugesia tigrina” alerta para o impacto de agrotóxicos sobre organismos aquáticos. Ocorre que, dentre as técnicas de produção na agricultura, o uso de fungicidas tornou-se essencial para o sucesso produtivo de diversas culturas de interesse comercial. Neste contexto, o fungicida Cyproconazol tem sido amplamente utilizado no manejo fitossanitário e, devido a intensidade e periodicidade em que é aplicado, apresenta potencial para atingir ecossistemas aquáticos. De fato, concentrações deste fungicida têm sido detectadas em ecossistemas de água doce, com potencial para causar efeitos deletérios sobre invertebrados aquáticos, principalmente em sistemas aquáticos próximos a áreas de agricultura intensiva.

O estudo de Saraiva et al. (2018) objetivou avaliar o efeito agudo e crônico de Cyproconazol sobre dois invertebrados de água doce, Chironomus riparius (inseto) e Dugesia tigrina (planária). Os parâmetros avaliados incluíram sobrevivência, crescimento e emergência de C. riparius, e sobrevivência, locomoção, regeneração da cabeça e atividade alimentar de D. tigrina. Os resultados obtidos na pesquisa de Saraiva et al. (2018) são importantes para a compreensão dos possíveis efeitos deletérios de Cyproconazol em ecossistemas de água doce e alertam para a necessidade de adoção de práticas fitossanitárias que sejam menos impactantes aos ecossistemas aquáticos.

A pesquisa foi desenvolvida por Saraiva na Universidade de Aveiro, Portugal, em parceria com investigadores do Departamento de Biologia e Laboratório Associado CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, pesquisadores da República Checa (Faculty of Fisheries and Protection of Waters, South Bohemian Research Center of Aquaculture and Biodiversity of Hydrocenoses, University of South Bohemia in Ceske Budejovice) e, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Campus Gurupi (Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal).

O Professor da UFT – Campus Gurupi, Prof. Dr. Renato de Almeida Sarmento foi o orientador principal da pesquisa, aquando do desenvolvimento da tese do Professor Dr. Althiéris Saraiva. Atualmente, ambos pesquisadores atuam em parceria no desenvolvimento de pesquisas científicas relacionadas a Ecotoxicologia, realizadas na UFT – Campus Gurupi e no IF Goiano – Campus Campos Belos. Também, no contexto desta parceria internacional, outros estudos que tratam da toxicidade de agrotóxicos sobre insetos de água doce (quironomídeos) foram publicados por Saraiva e Sarmento em 2017, nos periódicos Ecotoxicology and Environmental Safety (Fator de impacto 3,743; acesse aqui) e Water, Air and Soil Pollution (Fator de Impacto 1,702; acesse aqui).

Clique aqui e leia o artigo "Lethal and sub-lethal effects of cyproconazole on freshwater organisms: a case study with Chironomus riparius and Dugesia tigrina” na íntegra.