Projeto multidisciplinar promove a recuperação de nascentes em Campos Belos

Publicado: Sábado, 09 de Junho de 2018, 17h27 | Última atualização em Quarta, 20 de Junho de 2018, 00h39 | Acessos: 1835

A primeira nascente recuperada, do Córrego Gameleira, fica próxima à Fazenda Escola do IF Goiano - Campus Campos Belos. Embalagens recicláveis são usadas na produção das mudas.

imagem sem descrição.

O Instituto Federal Goiano - Campus Campos Belos desenvolve o Projeto Multidisciplinar de Recuperação de Nascente com Sistema Agroflorestal. Este projeto visa a recuperação de nascentes na região por meio do uso de embalagens recicláveis para a produção e o plantio de mudas. O projeto, de autoria do Técnico em Agropecuária Heleno Alexandrino de Lima Filho, servidor do IF Goiano - Campus Campos Belos, é já está em andamento. São participantes os servidores do IF Goiano (professores e Técnico-administrativos), alunos e a comunidade em geral.

Como se trata de um projeto de ensino, vários professores estão envolvidos, pois muitas são as disciplinas que podem ser trabalhadas na execução do projeto, dentre elas podemos citar a agrisilvopastoril, olericultura, gestão ambiental, zootecnia, agronegócio, sociologia rural, dentre muitas outras. Por mais que seja um projeto mais ligado ao curso de agropecuário, os alunos dos cursos de Informática e Comércio também podem participar em outras atividades.

São apoiadores deste projeto o Rotary Club de Campos Belos, o Supermercado Smart Compre Bem (ponto de coleta) e a Madeireira Centro-Oeste. Para ajudar no projeto você só precisa separar as suas embalagens (garrafas Pet, caixas de suco e leite, etc.) e deixar em um dos pontos de coleta na cidade. Até o momento, são três pontos de coletaSupermercado Smart Compre Bem, Rotary Club de Campos Belos e o próprio IF Goiano - Campus Campos Belos. Essas embalagens serão utilizadas na produção de mudas nativas do cerrado que serão plantadas em áreas próximas às nascentes.

A primeira nascente do projeto fica localizada próxima à Fazenda Escola do IF Goiano, às margens do córrego Gameleira. As primeiras mudas já foram plantadas por meio do Sistema Agroflorestal (SAF´s), todas foram marcadas para facilitar o monitoramento e práticas culturais. Nos próximos seis meses já serão plantadas acima da área de recarga da nascente, as culturas anuais e bianuais.

Participe você também e abrace este projeto.

Assessoria de Comunicação Social e Eventos - Campus Campos Belos