Semana da Consciência Negra é realizada no IF Goiano Campus Avançado Catalão

Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2019, 17h04 | Última atualização em Quinta, 05 de Março de 2020, 11h32 | Acessos: 992

Entre os dias 18 a 22 de novembro, ocorreu a Semana da Consciência Negra no IF Goiano - Campus Avançado Catalão. Foram cinco dias de evento com a realização de oito atividades e participação significativa da comunidade escolar.

A abertura ocorreu em 18/11, no período matutino, com atividades artísticos culturais promovidas pelo Projeto de Extensão PRETXS: Protagonismo Negro na Arte e na Cultura (projeto selecionado por edital do Núcleo de Ciência, Arte e Cultura do IF Goiano – NAIF).

No dia 19/11 foi a vez do projeto de Ensino Dois “dedim” de Prosa: Debates da atualidade e Direitos Humanos no Século XXI promover rodas de conversa, nos períodos vespertino e noturno, com o tema “Até onde vai o seu racismo?”. No decorrer desta atividade dados e reflexões foram compartilhadas sobre o grave problema social do racismo no país.

O dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, está previsto na Lei Federal 12.519 de 2011: “É instituído o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ser comemorado, anualmente, no dia 20 de novembro, data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares” (artigo 1º). Na referida data, período da manhã, estudantes da unidade (dançadores/as de congo de diferentes ternos de Catalão e cidades vizinhas) – muitos trajados com as roupas características das congadas – e o Presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, Leonardo Bueno, promoveram uma belíssima apresentação ao som de cantigas e instrumentos típicos das congadas. Essa atividade ocorreu sob a organização do Projeto de Ensino Arte, Cultura e Cotidiano: Momento Cultural no IF Goiano Campus Avançado Catalão. Destaca-se que Catalão promove atualmente o festejo com o maior número de dançadoras/es de Congo do país. Ele acontece anualmente no mês de outubro durante a festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário.

Ainda no dia 20, no período noturno, ocorreu uma Mostra de Arte e Cultura Negra com apresentações culturais (músicas, congadas) e exposição de trabalhos produzidos por estudantes da instituição sob o tema da Consciência Negra.

Na quinta, 21/11, foi a vez do Projeto de Extensão Hip Hop: Educação para Além dos Muros (projeto selecionado através de edital do NAIF) promover uma Batalha de Rap em parceria com o Coletivo Rua 23 e integrantes da já tradicional "Batalha de Rap do Setor" que ocorre toda quarta-feira à noite, na praça do Setor Universitário, em Catalão. Na oportunidade, com muita rima e poesia, temas diversos relacionados à promoção de Direitos Humanos foram abordados no período da manhã. À noite ocorreu um Cine Debate com o filme nacional "Besouro", em torno da história do capoeirista baiano Manuel Henrique Pereira, o Besouro Mangangá. Importante personagem nacional que lutou em defesa dos direitos da população negra, com destaque para a consolidação da abolição e o respeito à cultura afro-brasileira.

As atividades foram encerradas no dia 22/11 compreendendo reflexões relacionadas ao tema da violência contra a população negra no país, com destaque para o genocídio contra a juventude negra e a violência contra as mulheres e a população LGBTQI+ de origem negra. O tema foi abordado pela feminista e militante do movimento estudantil, Ludmila Jardim da Conceição, e pelas Mulheres Trans Pamela Santos Me Montel e Luna Maria Teófilo. Por fim, ocorreu uma Roda de Capoeira na presença do capoeirista Pererê. As ações desse dia foram organizadas pelo Projeto de Extensão Direitos Humanos e Protagonismo Infantojuvenil: 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, selecionado através de edital específico.

A Semana da Consciência Negra do IF Goiano - Campus Avançado Catalão foi fruto do trabalho conjunto dos projetos de ensino e extensão indicados em articulação com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus. Em atendimento à Lei Federal 10.639/2003 (com nova redação através da Lei 11.645/2008, ambas compõem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB), bem como ao Estatuto da Igualdade Racial aprovado em 2010 (Lei 12.288), é obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena em todas as escolas de educação básica do país.

Promover a Consciência Negra é um dever legal e um compromisso institucional do IF Goiano para combater o racismo, a violência e a exclusão social em desfavor da população negra, constatada através de diferentes indicadores socioeconômicos.

Acesse nossas redes sociais e confira mais fotos