Recredenciamento - Avaliado com nota máxima, IF Goiano está entre as Instituições de Excelência

Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2017, 08h41 | Última atualização em Segunda, 22 de Janeiro de 2018, 09h53 | Acessos: 739

Instituição é a única em Goiás com conceito institucional 5 e, também, único Instituto Federal do país a obter esta pontuação.

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) concluiu todas as etapas do recredenciamento institucional do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e atribuiu conceito institucional 5 à Instituição. O resultado a coloca na faixa de excelência, uma vez que o IF Goiano está entre as dez instituições públicas federais do país com essa nota. A Instituição é a única no estado de Goiás com esse conceito e, também, o único Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do país a obter esta pontuação.

O conceito institucional é um dos indicadores que medem a qualidade das instituições de ensino superior junto ao MEC, além de credenciá-las para a oferta de cursos superiores. Para gerar os resultados são realizadas periodicamente visitas obrigatórias, durante as quais são observados, por exemplo, instalações, documentos institucionais diversos e até pastas funcionais e acadêmicas dos professores.

No geral, a comissão avalia cinco eixos: planejamento e avaliação, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura física. A partir de então é atribuído o conceito, que varia de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados insuficientes, 3, suficiente, 4, muito bom e 5, excelente. Notas abaixo de 3 podem acarretar, em último caso, o impedimento para abrir novos processos seletivos.

No caso do IF Goiano, as visitas do Inep foram realizadas em dois momentos distintos. De 7 a 10 de novembro de 2016 os avaliadores visitaram o Campus Rio Verde e, de 6 a 8 de março deste ano, a comitiva esteve em Urutaí. Essa avaliação recredenciou o IF Goiano para oferta de cursos de graduação por mais dez anos, quando, então, haverá nova visita in loco.

O reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, comemora o resultado do conceito, considerado por ele fruto do trabalho de todos os servidores. "A união e a capacitação têm feito a diferença", avalia. Contudo, o reitor pondera que a Instituição precisa estar em constante auto-avaliação para que mantenha esse conceito e, mais que isso, a excelência se faça perceptível no dia a dia da comunidade escolar. "Não podemos nos acomodar", justifica.

IGC - Além do conceito institucional, o MEC avalia as Instituições de Esnino Superior (IES) por meio do Índice Geral de Cursos (IGC), que é uma média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos. O IGC obedece a mesma escala, variando entre 1 e 5. O IF Goiano tem hoje IGC 4, considerado um bom conceito pelo MEC. A última avaliação desse indicador divulgada pelo MEC foi realizada com base nos dados de 2015.