Estudantes participam de treinamento em primeiros socorros

Publicado: Quarta, 07 de Novembro de 2018, 16h23 | Última atualização em Segunda, 19 de Novembro de 2018, 09h54 | Acessos: 915

Atividade envolveu simulações das principais ocorrências de urgência e emergência. Palestrante convidado é integrante do Samu de Ceres

imagem sem descrição.

Nesta quarta-feira, 07 de novembro, estudantes do Campus Ceres participaram de palestra e treinamento prático em atendimento de primeiros socorros. As atividades foram realizadas no auditório da unidade, como componente curricular de disciplina do curso técnico em Meio Ambiente.

Aberto a todos os discentes, o evento foi organizado pelo Núcleo de Atenção à Saúde (NAS/GAE) e pela Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (Cissp). A demanda veio do professor Lucas Azevedo, que ministra a disciplina de Segurança e Higiene do Trabalho para o curso técnico em Meio Ambiente. Entre outros temas, a ementa da disciplina envolve noções de primeiros socorros.

Na opinião da enfermeira do Campus Ceres, Nara Rezende, a importância do assunto fez com que a Cissp integrasse a ação e estendesse o convite aos servidores da unidade. “Situações de urgência e emergência ocorrem a todo o instante, conosco, com pessoas ao redor, amigos, familiares, e até aqui mesmo, no ambiente escolar. Percebemos muitas vezes a dificuldade das pessoas em lidar com essas situações, muitos erros acontecem...”, justificou.

A atividade foi ministrada pelo enfermeiro intervencionista Vicente Ventura, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e teve duração aproximada de duas horas, envolvendo teoria e práticas. Foram realizadas simulações de reanimação cardiorrespiratória e pranchamento para imobilização e transporte de vítimas, todas com participação dos estudantes.

Ascom Campus Ceres