Realizado 1º registro de software do Campus Ceres

Publicado: Segunda, 10 de Agosto de 2020, 07h38 | Última atualização em Segunda, 17 de Agosto de 2020, 10h13 | Acessos: 1031

Programa foi desenvolvido dentro de projeto de pesquisa na área de Tecnologia da Informação e é direcionado ao gerenciamento escolar

Por Thalia Santana

O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou no último dia 21 de julho seu primeiro registro de software: o Aconselha - Sistema de apoio à decisão aplicado aos conselhos de classe. O programa teve seu certificado de registro emitido pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi), sendo o sistema fruto de projeto de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) do campus, ligado ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação (NEPeTI). A plataforma foi desenvolvida pelo estudante Alexandre Lopes, do bacharelado em Sistemas de Informação, sob orientação do docente Adriano Braga.

Documento foi expedido no dia 21 de julho, conferindo aos autores o registro de programa de computador (Crédito: Adriano Braga)

O nome do software, Aconselha, diz muito de suas atribuições: ele oferece aos usuários automatização na gerência de conselhos de classe, integrando todos os indivíduos da reunião, sendo eles docentes, representantes de sala, coordenações e equipe pedagógica. Ademais, o programa disponibiliza interfaces para a visualização dos dados provindos do conselho de classe, juntamente com os registros acadêmicos, apresentando relatórios para o auxílio na tomada de decisão quanto ao processo de ensino-aprendizagem.

Interfaces do "Aconselha", que em breve passará por testes no Campus Ceres e posterior divulgação para demais unidades do IF Goiano e colégios da região (Crédito: Alexandre Lopes)

"O software possibilitará o registro histórico de todas as etapas avaliativas pelos atores envolvidos no processo de educação, viabilizando um acesso rápido e democratizado da informação em quaisquer dispositivo móvel, contribuindo assim para as tomadas de decisão", destacou o docente. Além disso, a representatividade em prover o primeiro registro para o Campus Ceres demonstrou a importância de desenvolvimento de soluções aplicadas. Segundo Lopes "é bem gratificante e motivador desenvolver uma pesquisa que busca trazer melhorias diretamente para a nossa instituição".

Ascom Campus Ceres, com informações do NEPeTI