II Integra IF Goiano muda paradigma dos eventos institucionais

Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 20h24 | Última atualização em Sábado, 05 de Dezembro de 2020, 02h29 | Acessos: 474

Evento organizado em 2020 pelo Campus Morrinhos teve início dia 23 de novembro e se estende por toda a semana

Com um formato inédito, o IF Goiano deu início nesta segunda-feira, 23 de novembro, às atividades da segunda edição do maior evento unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição: o II Integra IF Goiano. Sob o comando do IF Goiano - Campus Morrinhos, unidade sede do evento, a Comissão Organizadora superou as limitações presenciais recomendadas como prevenção à pandemia da Covid-19 e reinventou toda a programação para o ambiente virtual, condizendo com o tema oficial "Distantes, porém integrados".

Pela plataforma do II Integra IF Goiano, os participantes acompanharam a solenidade de abertura, que foi abrilhantada pela Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com transmissão direto do Basileu França, em Goiânia. Além da apresentação, a solenidade contou o tradicional discurso de componentes da mesa diretiva, que foram unânimes em reconhecer a relevância do Integra IF Goiano e o desafio de sua realização em um cenário totalmente atípico, imposto pela pandemia.

O presidente da Comissão Organizadora do II Integra IF Goiano, o docente e gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Morrinhos, Nadson de Carvalho Pontes, falou em nome de todos da Comissão. "Neste ano tão desafiador, o IF Goiano faz jus ao seu compromisso de atuação e ao promover o Integra IF Goiano demonstra que não pode parar. Nos sentimos honrados e com uma responsabilidade imensa em estar realizando um evento dessa grandiosidade. Estou aqui como a voz representante de um grupo fantástico que trabalhou muito e pensou nos mínimos detalhes para proporcionar um excelente evento", ressaltou.

Com imensa alegria, o presidente anunciou o número expressivo de inscritos e de trabalhos submetidos. "O II Integra IF Goiano ultrapassou a marca de mil pessoas inscritas e 500 trabalhos submetidos. Isso mostra que o IF Goiano tem conseguido superar seus desafios, mantendo a qualidade em suas atividades", finalizou seu discurso, que também foi marcado por agradecimentos a todos que apoiaram, de modo fundamental, a realização do II Integra IF Goiano, em especial as Direções-Gerais dos campi, Diretoria de Administração e Planejamento do Campus Morrinhos, Pró-Reitoria de Extensão, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Pró-Reitoria de Ensino e o reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro.

Além do docente Nadson de Carvalho Pontes, também proferiram seus discursos a pró-reitora de Extensão, Geísa D'Ávila Ribeiro Boaventura, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alan Carlos da Costa, o pró-reitor de Ensino, Virgílio Tavira Erthal, o Diretor-Geral do Campus Morrinhos, Luciano Carlos Ribeiro da Silva, e o reitor do Instituto Federal Goiano, Elias de Pádua Monteiro.

O Diretor-Geral do Campus Morrinhos, Luciano Carlos Ribeiro da Silva, destacou o empenho da equipe organizadora. "Nunca fizemos algo assim antes, mas creio que pelo esforço e capacidade da equipe em criar soluções, vamos ofertar um excelente evento. Espero que os estudantes aproveitem ao máximo as atividades", afirmou.

Para o reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, a concretização do II Integra IF Goiano de forma virtual, diante do momento desafiador deste ano, remete ao recomeço e ao mencionado "otimismo consciente", aquele que não nega a realidade, mas que acredita na solução, na recuperação, na melhoria, no crescimento. "O nosso reconhecimento ao excelente trabalho que tem sido feito na instituição. O evento é uma oportunidade ímpar de promovermos a integração do ensino, pesquisa e extensão entre todas as unidades do Instituto Federal Goiano. Então que façamos da melhor forma possível", disse.

Após os discursos, houve o lançamento da quarta edição da Revista da Extensão "Ação & Sociedade". Em seguida, aconteceu a palestra de abertura "Curiosidade, propósito, fungos e adrenalina: uma narrativa pessoal sobre motivações para ser um cientista", ministrada por Robert Weingart Barreto, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Integra IF Goiano - O Integra IF Goiano tem como finalidade efetivar a integração do Ensino, Pesquisa e Extensão dentre todas as unidades do IF Goiano. Propõe-se a compartilhar conhecimentos básicos, científicos e tecnológicos das grandes áreas pesquisadas na Instituição, possibilitar a discussão, atualização em temas diversos vinculados à ciência, bem como promover a integração entre os estudantes de nível técnico, graduação e pós-graduação do IF Goiano e de outras instituições.

A segunda edição do Integra IF Goiano será realizada de 23 a 26 de novembro, de forma 100% on-line . O tema trabalhado será: "Distantes, porém integrados". O evento reúne os já conhecidos Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica (Ceict), Simpósio de Extensão (Simpex) e Congresso de Ensino (Ceif). Além disso, o II Integra IF Goiano contará com o Fest IF, um festival cultural com concurso de Música, Dança, Desenho, Poesia e Fotografia. O II Integra também terá apresentação de trabalhos dos três eixos – Ensino, Pesquisa e Extensão.

Fotos - Dia 23/11

Acesse a plataforma do evento

Núcleo de Comunicação Social e Eventos - Campus Morrinhos