Projeto quer otimizar a produção do óleo essencial de hortelã-pimenta

Publicado: Sexta, 07 de Mai de 2021, 21h54 | Última atualização em Quarta, 12 de Mai de 2021, 10h38 | Acessos: 347

Confira a entrevista realizada pelo projeto IF na Cidade com a coordenadora do projeto, Ana Paula Oliveira

Por Victor Brunno de Lemos Souza

A realização de projetos pela comunidade acadêmica é de extrema importância, pois permite a busca por novos conhecimentos que possam levar à otimização do trabalho, obtendo um maior rendimento do produto ou serviço em questão. A idealização de pesquisas que buscam novas técnicas de cultivo é de extrema importância para a comunidade e, pensando nisso, a servidora Ana Paula Oliveira conduz o projeto intitulado Rendimento de óleo essencial de hortelã-pimenta cultivado em diferentes luminosidades, com participação de discentes do campus, tem como objetivo ampliar os estudos de novas maneiras de se obter este óleo essencial.

Conforme a coordenadora, “o projeto busca o desenvolvimento de técnicas de cultivo que potencializa a produção vegetal e otimiza a extração de óleo essencial”. Além de contribuir com a formação dos estudantes, o estudo pode trazer benefícios para a comunidade externa ao IF Goiano. Confira abaixo a entrevista conduzida pelo IF na Cidade:

IF na Cidade: O que o seu projeto Rendimento de óleo essencial de hortelã-pimenta cultivado em diferentes luminosidades busca idealizar?

Ana Paula: Houve uma crescente demanda por produtos naturais nos últimos tempos, porém ainda há uma grande carência de estudos que potencialize a produção vegetal. Nesse sentido, o projeto busca o desenvolvimento de técnicas de cultivo que potencializa a produção vegetal e otimiza a extração de óleo essencial.

IF na Cidade: E qual o impacto que seu projeto trouxe/ trará para a comunidade?

Ana Paula: Espera-se definir técnicas de cultivo para obter maiores rendimentos de óleo essencial e, com isso, contribuir com a formação dos estudantes, com a consolidação de pesquisas com produtos naturais no Campus Ceres do IF Goiano, além de possíveis impactos na cadeia produtiva.

IF na Cidade: Há uma estimativa de quantos participantes de forma direta e indireta serão beneficiados com as ações do projeto?

Ana Paula: A princípio estão envolvidos no projeto uma estudante de graduação e uma estudante de mestrado. Além dos benefícios para a formação acadêmica, os resultados poderão contribuir para a produção científica e também para a comunidade em geral, pois o uso do óleo essencial pode ser aplicado em diversos benefícios à saúde.

IF na Cidade: Há algum resultado que gostaria de destacar?

Ana Paula: O projeto está em andamento e ainda não obtivemos resultados, mas espera-se definir o ambiente de cultivo mais propício para obter maiores rendimentos de óleo essencial.

Equipe IF na Cidade - adaptado pela Ascom Campus Ceres
Republicado com correção de informações em 10.05.2021