IF em Movimento comemora 1 ano com lançamento de página própria

Publicado: Terça, 11 de Janeiro de 2022, 23h43 | Última atualização em Quarta, 19 de Janeiro de 2022, 20h13 | Acessos: 551

Boletim do Campus Ceres evoluiu de simples informativo para uma revista completa, com informação, entrevistas e abordagem de temas sociais

Por Tiago Gebrim
Imagens: Boletim IF em Movimento

O Boletim IF em Movimento completou no último mês de dezembro um ano de existência. Neste 11 de janeiro, na esteira da comemoração, entra no ar sua página própria, que além de trazer uma apresentação especial sobre a publicação, permitirá fácil acesso a todas as edições – já publicadas e a publicar.

A revista, já conhecida dos servidores e atuais estudantes da Instituição, tem suas origens nos boletins informativos da Pesquisa e da Extensão. O primeiro foi criado em 2016, com o objetivo de divulgar eventos, editais e trabalhos de servidores e discentes da iniciação científica. Em 2020 foi feita a criação do primeiro informativo da Extensão, a fim de acompanhar os informes da Pesquisa.

Foi criado um novo template, mais moderno, para chamar a atenção dos leitores. Após a divulgação dos dois materiais, pensou-se a elaboração de um informativo único, que unisse todas os eixos - ensino, pesquisa e extensão. E, assim, foi criado o Boletim IF em Movimento, construído pela equipe da Extensão e pelo comitê editorial nomeado para este fim, com supervisão direta do gerente da pasta, Fausto Filho, que idealizou o projeto gráfico.

“O IF em Movimento surge da necessidade de divulgação das inúmeras ações que fazemos e muitas vezes passam despercebidas até pelo público interno. É um compilado para fazer divulgação interna e externa das nossas ações e que, conforme vá amadurecendo, torne-se cada vez mais um instrumento dialógico da Instituição para com seus membros e comunidade”, explica Fausto Filho.

Devido às proporções que o projeto tomou, a equipe buscou fazer um registro da publicação como periódico, a fim de ajudá-lo a se consolidar como memorial. “E pensando nele como um memorial, que registra como o Campus tem evoluído, precisávamos de um ambiente, de preferência virtual, para que pessoas de qualquer lugar tenham acesso, em que fosse possível acessar todas as edições”, continua.

A construção da página, cujo endereço permanente é informatica.ifgoiano.edu.br/ifemmovimento/, ocorreu por meio de um projeto de extensão, envolvendo o próprio Fausto Filho, o diretor de Ensino e professor da área de Tecnologia da Informação, Adriano Braga, e o estudante Igor Gabriel S. Batista. A ideia é que a página se constitua “como memorial da nossa Instituição e facilite o acesso da comunidade a esse material, que tem sido muito elogiado e tem muitas matérias bacanas”, finaliza Fausto.

Ascom Campus Ceres