Curso de beneficiamento de pescado é realizado no Campus Ceres

Publicado: Segunda, 13 de Março de 2023, 14h13 | Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2023, 08h10 | Acessos: 246

Formação foi ofertado pelo projeto Patrulha do Peixe em parceria com a Codevasf, certificando 15 participantes

Por Tiago Gebrim

Na última sexta-feira, 10 de março, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) promoveu a solenidade de conclusão do curso Processando o Pescado com Sustentabilidade Ambiental, realizado durante a semana nas instalações da unidade. Foi a primeira oferta de um curso do gênero no estado de Goiás, viabilizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e pelo projeto Patrulha do Peixe.

Realizada entre 06 e 09 de março, a formação teve participação de 19 estudantes, entre produtores e entusiastas da produção alimentícia. Todas as atividades foram realizadas dentro do Campus Ceres, especialmente no Laboratório de Agroindústria, adequado às práticas exigidas do curso.

Foram abordados temas como Boas Práticas de Fabricação, Educação Financeira Cidadã, Beneficiamento de Carcaças e Legislação Sanitária. Na seção de práticas do curso, os estudantes aprenderam a preparar linguiça, xibiu, kibe, espetinho, almôndegas, biscoitos, buchadinha e bolinho de peixe, entre outros.

Na solenidade de encerramento, na sexta-feira, os prefeitos de Ceres e Rialma, Edmario Barbosa e Fred Vidigal, estiveram presentes, bem como o superintendente regional da Codevasf, Abelardo Vaz Filho. Durante a fala, as autoridades da mesa agradeceram a parceria com o IF Goiano e destacaram a importância estratégica da Instituição para desenvolvimento da região.

Finalizada a certificação foi servido um almoço especial, no Centro Integrado de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Cippi), em que os presentes puderam apreciar alguns dos pratos aprendidos pelos estudantes do curso ao longo da semana.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres
(Atualizada em 14.03.2023, às 16h32)