Equipe do Campus Ceres participa do Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 21h24 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2017, 17h17 | Acessos: 988

Evento organizado pelo Conif debateu as mudanças na formação integrada trazidas pela nova legislação do Ensino Médio. Também houve lançamento de livro sobre o tema, com participação de servidores do Campus Ceres

Servidores do IF Goiano durante solenidade de lançamento do livro Ensino Médio Integrado no Brasil (Crédito: Adriano Braga)
imagem sem descrição.

Os membros da equipe de Ensino do Campus Ceres participaram, nesta semana, do I Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado, promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O evento integrou o ConectaIF 2017 e ocorreu entre 19 e 21 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), com participação de institutos federais (IFs) de todas as regiões do País.

O Seminário foi organizado com a intenção de debater a trajetória percorrida pelo Ensino Médio Integrado no País, cujos principais representantes são os institutos federais. A urgência no debate se dá em decorrência das alterações trazidas pela Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que disciplina o chamado “Novo Ensino Médio”. Entre as principais mudanças estão a segregação da formação técnica como um itinerário formativo específico, dissociado das Ciências da Natureza, Humanas e Exatas.

O diretor de Ensino do campus, Adriano Braga, destacou a participação de estudantes dos IFs em todas as mesas redondas que compuseram a programação. “O que vimos aqui foi o envolvimento dos discentes em todas as discussões. Na tarde desta quinta-feira, inclusive, a mesa redonda foi realizada por eles. A ideia não foi discutir o Ensino Médio integrado para os estudantes, mas sim com os próprios”, conta ele.

Compartilhando experiências – Integrando o seminário, houve o lançamento do livro Ensino Médio Integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. A publicação, composta de artigos enviados por diversas instituições da Rede Federal, traz a experiência do Campus Ceres com a implementação do currículo integrado no Ensino Médio Técnico. Dos autores do capítulo estavam presentes o gerente de Ensino, Mairon Marques, a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico, Eneida Monteiro e o diretor de Ensino da unidade. Outras três unidades do IF Goiano também colaboraram com artigos para o livro.

ConectaIF – O ConectaIF 2017, evento científico-tecnológico realizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), ocorre até o próximo sábado, 23 de setembro. Além do Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado, houve outras participações do Campus Ceres, como das estudantes Maria Clara Oliveira e Izadora Porto, do curso técnico em Meio Ambiente. Elas apresentaram, no estande do IF Goiano, a composteira doméstica, trabalho desenvolvido aqui em nosso campus.

Estudantes Maria Clara Oliveira e Izadora Porto, no estande do IF Goiano no ConectaIF 2017 (Crédito: Ascom IFB)

Ascom Campus Ceres (com informações do Portal IFB)