Mestrado em Irrigação no Cerrado conclui segundo ciclo de defesas

Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2017, 17h26 | Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2017, 10h27 | Acessos: 1393

Primeiro programa de pós-graduação da unidade, o mestrado em Irrigação no Cerrado mostra bons resultados nas dissertações defendidas. Atualmente está aberta a sexta seleção para ingresso de estudantes

Pesquisas realizadas priorizam o desenvolvimento regional. Na foto, defesa da dissertação do servidor Marcelo Almeida, em agosto de 2017 (Crédito: Coordenação PPGIC)
imagem sem descrição.

O Programa de Pós-Graduação em Irrigação no Cerrado (PPGIC), do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), concluiu neste mês de setembro seu segundo ciclo de defesas. Ao todo, foram nove dissertações apresentadas. Com pouco mais de dois anos de existência, o programa de mestrado profissional apresenta bons resultados na formação de profissionais e na realização de pesquisas com relevância para a região.

A diplomação do primeiro mestre do programa, o engenheiro civil e servidor do Campus Ceres Joianias Carvalho, ocorreu no último mês de agosto, dentro da cerimônia de Colação de Grau dos cursos de graduação. Ele defendeu a dissertação Produção de pimenta dedo-de-moça em função de doses de hidrogel e turnos de irrigação. O sucesso na conclusão de Carvalho evidencia a amplitude do campo de estudo do programa, que permite a egressos de diversas áreas encontrarem um objeto de interesse para sua pesquisa.

Em entrevista, o engenheiro conta sobre sua adaptação: “Pensei, inicialmente, que me sentiria perdido em um curso distinto da minha área de formação. Convivendo com professores e colegas, porém, essa suposição prematura foi refutada, pois a rotina e os meios de aprendizado peculiares, atrelados à busca individual e conjunta de conhecimento proporcionaram êxito nas disciplinas”, diz Carvalho. Ele destaca o auxílio obtido pelo corpo docente do programa: “Contar com a ajuda de professores, colegas pós-graduandos, graduandos e funcionários nos trabalhos de implantação, manutenção e coleta de dados de experimentos tornou esta etapa do mestrado uma das mais gratificantes”, conclui.

O professor Henrique Oliveira, coordenador do PPGIC, no ato de diplomação do engenheiro civil Joianias Carvalho

O mestrado profissional, para além da proposta de formação, tem a obrigatoriedade de contribuir com o desenvolvimento regional. Uma das formas de obter este resultado é incentivar a pesquisa de temas de relevância para a comunidade, obtendo produtos ou estudos que viabilizem formas de produção mais econômicas, ou sustentáveis. “Nós nos sentimos realizados pela nítida contribuição que o programa tem dado à agricultura regional, visando o aumento de produtividade e consequente aumento de rentabilidade, sempre atento ao manejo racional e conservacionista, fundamental ao acesso e continuidade das atividades agrícolas”, declara o coordenador do mestrado, professor Henrique Oliveira.

Além da pesquisa de Carvalho, os outros estudos apresentados no primeiro ciclo de defesa do PPGIC foram:

• Aspecto produtivo da cultura do feijoeiro sob diferentes lâminas via pivô central, pela discente Thamara Estevam Viana;
  • Produção de feijoeiro comum em função da aplicação de nitrogênio (DMPP) cultivado em sistema irrigado, de Renato Oliveira; e
  • Características morfológicas e acúmulo de biomassa de forragens irrigadas em ambiente de predomínio do Cerrado, por Dyb Youssef Bittar.

O segundo ciclo de defesas ocorreu entre a segunda quinzena de agosto e o início do mês de setembro. Afora os professores do IF Goiano, também contribuíram com a pesquisa professores pesquisadores de instituições como a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica). O foco das pesquisas, conforme o coordenador do programa, mantém-se direcionado à demanda externa, de produtores rurais e empresas. As dissertações defendidas neste novo ciclo foram:

• Irrigação de pimenta dedo-de-moça cultivada sob concentrações de efluente doméstico tratado, por Thiago Moreira Vidigal;
  • Variabilidade espacial de atributos físico-hídricos do solo em área irrigada, de Elisa Parreira Darim;
  • Produção de berinjela sob irrigação por gotejamento, por Marta Jubielle Dias Félix; e
  • Reposição deficitária de água e adubação com organomineral no crescimento e produção do tomateiro industrial, de autoria de Marcelo José de Almeida, também servidor do Campus Ceres.

Conhecendo outras iniciativas –
O programa promove, anualmente, uma visita técnica a um polo de produção com agricultura irrigada. Oliveira informa que são escolhidos lugares de destaque, que permitem aos mestrandos observarem a aplicabilidade do que é estudado no programa. Neste mês de setembro, no dia 16, os estudantes foram à cidade de Holambra, em São Paulo, para visitarem a ExpoFlora, a maior exposição de flores e plantas da América Latina. A cidade, concentrando quase 50% da comercialização de flores e plantas ornamentais no País, é um exemplo interessante das diversas aplicações advindas dos estudos sobre irrigação.

Estudantes do PPGIC em visita a Holambra, em São Paulo. A cidade é conhecida pela grande produção de plantas ornamentais e flores (Crédito: Coordenação PPGIC)

Nos anos anteriores, em 2015 e 2016, os estudantes foram ao Perímetro Irrigado de arroz inundado, na cidade de Luís Alves do Araguaia, e em Cristalina, onde viram exemplos de irrigação de grandes culturas, por pivô central, e de frutas, por irrigação localizada. “Com esta diversidade de temas explorados, o mestrado profissional em Irrigação no Cerrado vem cumprindo sua missão de fornecer sólida formação, tanto no âmbito acadêmico quanto profissional, direcionada principalmente às demandas regionais”, conclui Oliveira.

Ascom Campus Ceres