Estudantes dão nova roupagem a clássicos infantis na comemoração à Semana do Livro

Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2017, 00h49 | Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2017, 16h36 | Acessos: 2166

Evento realizado pelo Campus Ceres recebeu estudantes da Escola Bernardo Sayão. A plateia acompanhou a releitura das obras infantis, realizada por nossos estudantes do Ensino Médio Técnico

imagem sem descrição.

Na tarde desta quarta-feira, 18 de outubro, o costumeiro silêncio da biblioteca do Campus Ceres deu lugar a muita algazarra. Risos, suspiros e olhares famintos por saber o próximo passo, a próxima cena. Era a apresentação em comemoração à Semana do Livro, que trouxe ao campus crianças dos primeiros anos escolares  para se deliciarem com clássicas estórias infantis.

Ao invés de leitura pausada ou mesmo a teatralização esperada dos contos e fábulas, o que os espectadores presenciaram foi absolutamente novo. As apresentações foram realizadas pelos estudantes da 1ª série do curso técnico em Informática para Internet, que, orientados pela docente de Língua Portuguesa da turma, Valdoméria Morgado, tiveram a liberdade de mesclar as histórias, criando novos desfechos.

Diante de uma plateia de aproximadamente 50 crianças, todas da Escola Bernardo Sayão, de Ceres, os Três Porquinhos já não eram mais porquinhos, mas meninos, que resolveram construir suas casas para se protegerem das intempéries. Mas quem esperava um Lobo Mau não o encontrou – estava constipado. No lugar veio um Leão que, apesar de educado, fez o grupo infantil recuar de seus lugares quando se aproximou para fazer algumas perguntas. Assim seguiu a narrativa, de forma que mesmo aqueles habituados com os contos se surpreenderam com a trama.

Para Morgado, a ideia se iniciou com uma forma de aproximar os estudantes do Ensino Médio Técnico da leitura. “Não há uma faixa etária para se gostar de literatura infantil. A leitura não precisa ser complexa só porque os estudantes estão no Ensino Médio. Ela leitura precisa simplesmente existir e os estudantes gostarem de se envolver nas tramas”, explica. O enredo é criado para acompanhar a assimilação do público: “À medida que o público apresenta resultado, novas personagens são inseridas, de forma que a história fique mais dinâmica” detalha a professora.

Mas tecer contos como um novelo, criando novas possibilidades de desfecho e interação, exigiu dedicação dos estudantes, que tiveram de se debruçar sobre os clássicos infantis. “Tivemos de estudar estórias como Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, A Bela e A Fera, e até Sítio do Pica-pau Amarelo”, conta o estudante Arleandro Silva.

Além de aproximar os estudantes da literatura, apresentações como essa incentivam as crianças a buscarem ler e conhecer o mundo dos contos infantis. É a opinião da estudante Letícia Camargo. “Eu vejo que as pessoas não têm o incentivo que poderiam ter [para leitura]. São poucas as que conheço que têm o hábito da leitura. E nunca imaginei que no Ensino Médio teria essas oportunidades de trabalhar com crianças, de passar uma mensagem pra outras pessoas. Isso pra mim é muito importante”, conta ela.

Afora a apresentação desta quarta-feira, a mesma turma prepara outras estórias, que serão contadas durante a XVIII Feira de Ciência e Tecnologia, que se inicia na próxima segunda, 23 de outubro. Na ocasião o Campus Ceres receberá visita de outras turmas escolares, tanto de Ensino Fundamental quanto Médio.

Professoras da Escola Bernardo Sayão, servidores da Biblioteca e da equipe diretiva durante a comemoração ao Dia do Livro. De blusa azul, à direita, a professora Valdoméria Morgado, orientadora do projeto

Ascom Campus Ceres