Workshop de Educação atrai 400 participantes para o Campus Ceres

Publicado: Sexta, 16 de Março de 2018, 20h57 | Última atualização em Segunda, 02 de Abril de 2018, 20h50 | Acessos: 1019

Evento voltado para Educação na era das tecnologias, promovido pelo Campus Ceres, teve participação de mais de 25 instituições

Simônia Peres, do IF Goiano, coordenou atividade sobre Políticas, reforma e avaliação do Ensino Médio
imagem sem descrição.

O Campus Ceres realizou, no início deste mês de março, o Workshop de Educação, Conhecimento e Inovação (Weci), com o tema Ensino e Aprendizagem na Era Tecnológica. O evento, ocorrido nos dias 09 e 10 de março, teve aproximadamente 400 participantes, de mais de 25 diferentes instituições de ensino goianas. Foram 12 horas de evento, com 13 atividades, ofertadas gratuitamente a toda a comunidade.

Conforme o diretor de Ensino do Campus Ceres, Adriano Braga, "a  intenção do Weci foi promover um espaço técnico-científico, em que investigadores, gestores e profissionais do Vale do São Patrício pudessem debater e compartilhar teorias, metodologias, experiências e ferramentas relacionadas ao conhecimento e à inovação do campo da Educação atual". A ideia é tornar o evento uma referência para troca de ideias, experiências e tendências relevantes para a gestão do conhecimento e inovação, tanto em instituições da esfera pública quanto privada.

O Weci teve início no dia 09 de março, com apresentação da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de Goiás, convidada especialmente para o evento. A Banda tocou músicas com repertório variado, entre clássicos da Música Popular Brasileira e do rock 'n' roll, como Stairway to Heaven, do grupo Led Zeppelin. Em seguida, os convidados puderam conferir a palestra Conhecimento, Criatividade e Inovação, ministrada pelo professor Gustavo Reis, sumidade na plataforma YouTube. O professor, que visitava Goiás pela segunda vez, elogiou a organização e iniciativa do IF Goiano, bem como a infraestrutura da unidade.

Apresentação da Banda Sinfônica da Banda da PM-GO, que surpreendeu o público com repertório diversificado

Professor Gustavo Reis, do Rio Grande do Sul, falou sobre os desafios da escola atual em se adequar a um contexto social e tecnológico que mudou radicalmente nas últimas décadas

Encerrando a programação do primeiro dia de evento houve o lançamento dos livros Políticas e Práticas na Educação Profissional no IF Goiano e Educação, Inclusão e o Mundo do Trabalho, ambos com coautoria da docente do Campus Ceres Maria Lícia dos Santos, além da participação de outros dois professores da unidade - Mônia Dourado e José Carlos de Souza -, e de demais campi do IF Goiano e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

(Esq. para dir.) Professora Maria Lícia dos Santos, diretor-geral do Campus Ceres, Cleiton Mateus, e a docente Mônia Dourado, que também teve capítulo público nos livros lançados

Primeiro dia do Weci foi finalizado com noite de autógrafos dos autores presentes

A programação concentrando a maior parte das atividades prosseguiu no sábado, 10 de março, sendo iniciada com a palestra Inovações nas tecnologias digitais para Educação, do professor Wagner Bandeira, da Universidade Federal de Goiás. Posteriormente ocorreram, simultaneamente, atividades em diversas salas da Instituição, contemplando Educação infantil, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior, Educação à Distância e Educação inclusiva, com participação de pesquisadores e professores do próprio IF Goiano, da UniEvangélica e do Instituto Federal de Goiás (IFG).

Ascom Campus Ceres (com contribuição da Diretoria de Ensino do Campus Ceres)