Semana Acadêmica traz dias de campo de Ovinocultura e Pastagens

Publicado: Sexta, 18 de Mai de 2018, 11h04 | Última atualização em Quarta, 23 de Mai de 2018, 10h06 | Acessos: 855

No penúltimo dia da Semana Acadêmica 2018, unidade realiza dias de campo, com programação voltada para estudantes de graduação e produtores rurais. Eventos ocorrem durante toda a sexta-feira 18, com atividades teóricas e práticas

Texto: Tiago Gebrim
Fotos: Alexandre Oliveira, Ricardo Tadokoro e Tiago Gebrim

Nesta sexta-feira, 18 de maio, o Campus Ceres realiza os dias de campo de Ovinocultura, com o tema Princípios básicos para uma produção eficiente, e de Pastagens, intitulado Estratégias para produção intensiva de animais em pastagens. Os eventos ocorrem dentro da II Semana Acadêmica da unidade, que congrega eventos nas áreas de Ciências Agrárias, Educação, Ciências Biológicas, Química e Tecnologia da Informação.

Os dias de campo, que são realizados paralelamente, tem intenção de ampliar o contato dos produtores rurais com as técnicas e tecnologias desenvolvidas em pesquisas dentro do campus. Além destes, o público também é composto por estudantes de graduação e de cursos técnicos em Agropecuária e Meio Ambiente.

As atividades são realizadas durante todo o dia, em ambientes diferentes, com palestras, no momento teórico, e estações tecnológicas, in loco, no Laboratório de Ovinocultura e na região do pivô central da unidade.

Confira a programação:

Dia de Campo de Ovinocultura

8h20 às 9h – Palestra Confinamento de ruminantes com dietas de grão inteiro sem volumoso
9h às 9h40 – Perspectivas e avanços na ovinocultura nacional
13h30 às 17h – Estações tecnológicas:

• Controle de verminose e uso do método Famacha
  • Planejamento de estação de monta para ovelhas de corte
  • Confinamento de ovinos de corte sem volumoso
  • Custo de produção e viabilidade econômica de módulos produtivos de ovinos de corte

Dia de Campo de Pastagens

8h às 9h30 – Espécies x Sistema