Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Campus Ceres realiza a III Mostra de Extensão

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 20 de Setembro de 2018, 11h13 | Última atualização em Sexta, 19 de Abril de 2019, 21h32 | Acessos: 800

Evento trouxe 20 projetos desenvolvidos entre 2017 e 2018, em diversas áreas do conhecimento. A Mostra aproveitou para recuperar memória de antigos eventos de extensão da unidade

Por Tiago Gebrim
Fotos: Tiago Gebrim

 


Solenidade de abertura da Mostra reuniu mais de 90 pessoas, em sua maioria estudantes do Ensino Médio Técnico e de graduação

 

Inaugurando o miniauditório do novo bloco de salas de aula da unidade (Bloco E), o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou nesta quarta-feira, 19 de setembro, sua III Mostra de Extensão. O evento, que ocorre anualmente desde 2016, exibiu 20 projetos realizados pela unidade entre agosto de 2017 e julho de 2018, reunindo um público de mais de 90 pessoas entre coordenadores, extensionistas e dirigentes.

Primeiro membro da mesa diretiva a falar, o gerente de Extensão do campus, Fausto Filho, agradeceu a presença do reitor do Instituto e do pró-reitor de Extensão, Vicente de Almeida e Sebastião Nunes, respectivamente, e o apoio recebido da direção-geral do Campus Ceres. Ele também lembrou o ex-gerente de Extensão, Rangel Rigo, que deixou o cargo em julho deste ano, enfatizando o trabalho e compromisso do professor, e agradeceu os extensionistas e coordenadores presentes. Fausto também resgatou a memória dos eventos de extensão ocorridos em anos anteriores, especificamente em 2012 e 2014, e não levados, até então, no legado das mostras de extensão: “Não se espantem quando, no ano que vem, realizarmos a Sexta Mostra de Extensão, em vez da quarta”.

Para o gerente, “a ideia [da Mostra] é exibir o que foi feito [em Ceres] durante o ciclo e estabelecer um diálogo, mesmo que curto, levantar questões às vezes interessantes e também possibilitar que outros extensionistas e coordenadores conheçam os trabalhos dos colegas”. A banca mencionada é composta por membros convidados do Comitê de Extensão do campus. Fausto enfatizou também a alteração na forma de apresentar os trabalhos, até então feita em poster e que, em 2018, assume o formato oral: “Acredito que nós demos um passo pequeno, pensando na mudança de apresentações em banner para apresentações orais. Preferimos fazer algo mais tímido, para termos experiências com as apresentações orais. A ideia para o ano que vem é expandir”, concluiu.

 


Fausto Filho, gerente de Extensão e responsável pela coordenação da Mostra

 


Mesa diretiva foi composta pelo pró-reitor de Extensão, Sebastião Nunes, pelo reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, pelo diretor-geral, Cleiton Mateus, e pelo gerente de Extensão

 

Falando em mudança de gestor à frente da pasta, o pró-reitor Sebastião Nunes aproveitou para elogiar a continuidade do trabalho da Gerência de Extensão ao longo dos anos: “não há ruptura, há continuidade”. Retomando a fala do professor Fausto, Nunes enfatizou a atuação do Campus Ceres na vanguarda: “A Agro Centro-Oeste em 2019 também terá apresentações orais no seminário científico, e vemos que Ceres mais uma vez dá um passo à frente [em substituir os pôsteres]”. Para o pró-reitor, os projetos de extensão desenvolvidos na unidade dão rumo e servem de modelo para o IF Goiano, a exemplo da Equoterapia, que foi seguida por outros campi, como Urutaí. “Nós esperamos que Ceres consiga perpetuar as boas ideias, independentemente do CPF [à frente da Extensão]”, encerrou.

O diretor-geral, Cleiton Mateus, destacou a oportunidade dada a servidores e estudantes ao participarem, como extensionistas ou coordenadores, dos projetos desenvolvidos. “É uma prova de que a formação ofertada por nós não fica restrita à matriz curricular”, disse. Mateus apontou a abrangência dos trabalhos: “Muitas vezes ouvimos dizer que há preferência por projetos na área de Ciências Agrárias, e aqui observamos que isso não é verdade, temos vários projetos, em áreas como esporte e literatura, e que contemplam todas as áreas de conhecimento do Campus Ceres”. O diretor concluiu sua fala agradecendo o apoio da Reitoria para as bolsas de extensão e informando que, no próximo ciclo, todas as propostas aprovadas com mérito ofertarão bolsas aos extensionistas.

Encerrando as falas da mesa diretiva, o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, elogiou a equipe do campus, em especial o gerente de Extensão, Fausto Filho, que recém assumiu a pasta. Falando sobre a Mostra, o reitor chamou atenção para o desenvolvimento de conhecimento e das relações interpessoais, em sua opinião, características inerentes à prática da extensão. “Quando estão o professor, o estudante e a comunidade envolvidos, o conhecimento é muito mais sólido”, disse Almeida, elogiando os projetos já desenvolvidos pela unidade. “O Programa Mulheres Mil é um exemplo que não foi referência para o IF Goiano, ele foi referência para toda a Rede Federal”, relembrou o reitor. Levando em consideração a reconstrução histórica das mostras realizada pelo gerente de Extensão, Vicente de Almeida encerrou sua fala abrindo “não a Terceira, mas a Quinta Mostra de Extensão do Campus Ceres”.

 


Mostra de Extensão inaugurou o miniauditório do novo bloco de salas de aula do campus

 


(Esq. para dir.) Cleiton Mateus, Sebastião Nunes, Vicente de Almeida, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Elias Monteiro, e Fausto Filho

 

Por dentro da Mostra – A III (ou V) Mostra de Extensão trouxe 20 projetos, de diversas áreas, todos realizados entre agosto de 2017 e julho de 2018, com exceção dos projetos contínuos – Trilha Ecológica e Equoterapia. A apresentação ocorreu em quatro salas, conforme os agrupamentos temáticos:


Grupo 1

Amostragem, análise de solo e recomendação de calagem e adubação para pequenos produtores rurais de Ceres
Plantando o verde no Vale de São Patrício
Ciclo de encontros da agricultura familiar de Ceres
Compostagem: um antiga e sempre atual técnica de reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos
Trilha Ecológica como instrumento de Educação Ambiental no Campus Ceres


Grupo 2

Produção de frango caipira, assistência técnica a pequenos produtores
Divulgação de abelhas na Educação Ambiental
Mais Leite, Mais Vida
Kombucha, boa bebida promotora de saúde
Centro de Equoterapia


Grupo 3

Academia de Teatro
Investigação sobre a prática de racismo no CEPI João XXIII
Alimentando o saber
Futsal: da iniciação à competição
Plantando o Amanhã


Grupo 4

Meninas Digitais no Cerrado
Transformando vidas com inclusão digital no Vale de São Patrício
Aprendendo a programar com a OBI
Escrita científica internacional
Educação Sexual Itinerante: conhecimentos e informações para comunidades do Vale de São Patrício

 

Nas palavras do gerente de Extensão, “a importância da Mostra começa quando se fala de Extensão. A importância da extensão, que é fortalecer o vínculo da Instituição com a comunidade. Não faz muito sentido nós trabalharmos isoladamente aqui, sem incluir a região em que habitamos e tentar melhorar essa realidade”, afirma o gestor. Os projetos apresentados, conforme Filho, “atenderam a diversas demandas da comunidade, pois há trabalhos feitos em regiões de vulnerabilidade, outros realizados com dependentes químicos, e também em escolas públicas, onde as condições muitas vezes são muito precárias”, informa.

 

 

 

Ascom Campus Ceres

 

_____________________________________________________________________________

Notícia elaborada conforme as restrições vigentes para o período eleitoral

Fim do conteúdo da página