Profept

Formado primeiro mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IF Goiano

Publicado: Quinta, 16 de Mai de 2019, 13h20 | Última atualização em Segunda, 20 de Mai de 2019, 18h16 | Acessos: 1538

Título foi concedido ao aluno Paulo de Sá Filho, que defendeu sua dissertação nesta quinta-feira, 16. Programa, que é ofertado em rede por 18 institutos federais do país.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) concedeu o título de mestre ao primeiro aluno a concluir o mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Com o título “Evasão Escolar na Educação Profissional e Tecnológica A Distância no Senai Goiás: Fatores Intervenientes”, a banca foi realizada na manhã desta quinta-feira, 16, no auditório da Reitoria, em Goiânia.

Paulo de Sá Filho, que é Coordenador Técnico no Núcleo de Educação a Distância do SESI/SENAI Goiás, explica que o tema de sua pesquisa, que contou com a orientação do professor Marco Antônio Carvalho, foi motivado por se tratar de um assunto recorrente nos sistemas escolares de diversos países, porém carente de pesquisas específicas quando se refere à Educação Profissional e Tecnológica a Distância.

O tema foi um desafio também para o orientador, que viu no projeto proposto uma oportunidade de estudar a Educação Profissional e Tecnológica no Sistema S. Tanto a relação professor aluno, quanto a do próprio conhecimento acerca da temática abordada foram se construindo na medida em que os estudos se aprofundavam. “Foi um desafio muito interessante, fomos aprendendo na medida em que fomos nos aproximando metodologicamente, foi um processo de aprendizagem coletiva”, conta.

Além da dissertação e do título de mestre, toda dedicação e tempo dispensados aos estudos resultou em reconhecimento pelo orientador, que não mede elogios ao falar sobre o estudante. “Ele foi empenhado e tinha facilidade em cumprir as etapas propostas, foi um aluno diferenciado, percebi que o elemento família é a base de dedicação de Paulo”, destaca Marco Antônio, que durante o processo teve a oportunidade de conhecer os parentes do estudante. E essa relação com seus familiares é tão importante que Paulo fez questão de destacar durante os agradecimentos, em especial à sua esposa e filha.

Com o título de mestre certificado, o doutorado já é realidade para Paulo, que visa prosseguir com a vida acadêmica. “E com certeza continuarei pesquisando a Educação Profissional a Distância, modalidade que tem muito a contribuir com o Sistema Educacional Brasileiro”, finaliza.

Profept - Autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes),o Programa foi idealizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e é coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O curso é semipresencial e tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e para o desenvolvimento de pesquisas na área.

Na avaliação de Paulo, a oferta de programas como esse atende à demanda daqueles profissionais que visam uma formação de qualidade, mas necessitam conciliar uma rotina de trabalho e estudo. “Quero parabenizar a iniciativa de oferecer essa formação com aulas as sextas-feiras e sábados”, destaca.

Para o professor, o sucesso é resultante do esforço coletivo somado entre servidores e alunos envolvidos no Programa. “Dos (estudantes) que entraram sairão bons profissionais, com uma formação consolidada e vários deles irão caminhar para o doutorado, não só no Brasil, mas também no exterior e assim vamos ampliando e crescendo nossa Rede”, avalia.

O Profept no IF Goiano está com duas turmas, iniciadas em 2017 e 2018.  A terceira turma, cuja seleção foi realizada neste mês de maio, começará em agosto. As aulas são ministradas no Campus Morrinhos.

Coordenação Geral  de Comunicação Social e Eventos

registrado em: