IF Goiano realiza horta e pomar comunitários em Campos Belos

Publicado: Segunda, 06 de Julho de 2020, 10h20 | Última atualização em Terça, 07 de Julho de 2020, 12h30 | Acessos: 527

O projeto é fruto de colaboração com a Superintendência do Desenvolvimento do Centro- Oeste (Sudeco) e possui verba R$ 117 mil para a viabilização das instalações.

Horta comunitária do projeto em Campos Belos
imagem sem descrição.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realiza projeto Horta e Pomar Comunitários Irrigado em Campos Belos , que visa promover desenvolvimento econômico e social da região, gerando renda para agricultores familiares. O projeto é realizado em parceria com a Superintendência do Desenvolvimento do Centro- Oeste (Sudeco) e possui verba R$ 117 mil para a viabilização das instalações.

A iniciativa do Campus Campos Belos trabalha com dez famílias cadastradas no programa em situação de risco social, além de agricultores familiares da região. O prazo de execução do projeto é de um ano. até o final de 2020. Sob orientação de docentes e técnicos da área agrária da unidade, o objetivo é proporcionar  o aumento da renda das famílias participantes com a comercialização dos produtos em feiras de comercialização de produtos.

De acordo com o diretor-geral do Campus Campos Belos, Fabiano Arantes, a horta e pomar podem ter continuidade em 2021, a depender da disponibilidade dos participantes e recursos do campus.  "Temos nos colocado diante do Nordeste Goiano, como colaborador para seu desenvolvimento, educacional e socioeconômico, que entendemos só ser possível a partir da difusão do conhecimento, seja ele associado ao ensino, à pesquisa e ou extensão, ou a partir de sua interseção", afirma Fabiano.

"Essa parceria é de extrema importância, pois visa gerar renda e capacitação às famílias em risco social e agricultores da região, além de buscar na agricultura familiar, base para autonomia econômica dos participantes", completa Fabiano.

“É o nosso papel apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento econômico e social no interior dos estados do Centro-Oeste. Vemos a parceria do IF Goiano como uma grande oportunidade de levarmos tecnologia e geração de renda aos agricultores familiares de Campos Belos”, ressalta o diretor de Planejamento e Avaliação (DPA) da Sudeco, João Balestra do C. Filho.

A horta e pomar comunitários estão localizados na Fazenda Escola do IF Goiano - Campus Campos Belos, que possui 18,5 alqueires de extensão. A ação também tem como objetivo ofertar cursos de capacitação técnica de agropecuária e de formação inicial e continuada na área de projetos para potenciais produtores da região, assim como, propiciar o desenvolvimento de planos de iniciação científica para discentes do curso técnico em agropecuária.

Diretoria de Comunicação Social - com informações da Sudeco

registrado em: