Reitores

Empossada nova diretoria do Conif

Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 18h38 | Última atualização em Quarta, 03 de Março de 2021, 15h16 | Acessos: 515

Reitor do IF Goiano é vice-presidente de Assuntos Administrativos do colegiado.

Reitor assina termo de posse no colegiado. Convidados da cerimônia participaram de forma remota

A nova Diretoria Executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) tomou posse no fim da tarde de terça-feira, 23. O evento foi realizado pela primeira vez de forma digital e transmitido pelo canal do Conif no YouTube. O reitor do IF Goiano (IF Goiano), Elias de Pádua Monteiro, faz parte dessa gestão como vice-presidente de Assuntos Administrativos.

Assume a presidência do Conif a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes. A diretoria é composta, ainda, pelos reitores Cícero Nicácio do Nascimento Lopes, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que assume como vice-presidente de Assuntos Acadêmicos; Cláudio Alex Jorge da Rocha, reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), como vice-presidente de Relações Parlamentares e Jefferson Manhães de Azevedo, do Instituto Federal Fluminense (IFF), que será o vice-presidente de Relações Institucionais.

Durante a cerimônia de posse, o antigo presidente do Conif, Jadir José Pela, apresentou feitos da gestão 2020, marcada pelas dificuldades impostas pela pandemia: 26 reuniões virtuais; ações de combate ao novo Coronavírus; reuniões com parlamentares e a realização da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) de forma virtual foram alguns citados. O secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Wandemberg Venceslau, lembrou que a Rede hoje tem mais de um milhão de matrículas e por isso tem mantido as portas abertas para ouvir as necessidades dessas instituições.

Elias lembrou do papel social da Rede Federal, que atua desde a formação técnica até o doutorado, e demonstrou otimismo frente aos desafios que há pela frente, como a redução dos orçamentos e o enfrentamento ao Covid-19. “Não tenho dúvidas de que a presença do Estado é fundamental na formação do cidadão”, defendeu. Eleita durante a 23º Reunião Virtual do Conselho, Sônia falou sobre a necessidade do respeito às hierarquias, mas que isso não significa que o colegiado concordará com todas as medidas impostas às Instituições da Rede, para as quais pediu apoio. Também lembrou da importância de uma mulher à frente da gestão do Conif e lamentou as mortes causadas por consequência da pandemia.

A cerimônia também teve a participação, de forma remota, do presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais, Reginaldo Lopes, do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), e do Secretário Executivo do Ministério da Educação, Victor Godoy Veiga, entre outras autoridades. Criado em 24 de março de 2009, o Conif tem dentre os objetivos a valorização, o fortalecimento e a consolidação dos 38 institutos federais, dois Centros Federais de Educação Profissionais e Tecnológicas (Cefets) e o Colégio Pedro II – que, juntos, contabilizam mais de 600 unidades em todo o País.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: