MEC realiza 1º Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 11h34 | Última atualização em Terça, 28 de Setembro de 2021, 15h10 | Acessos: 539

Evento será realizado entre 23 e 25 de setembro, em Brasília e marcará o lançamento de um pacote de ações para o fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, dentro do programa Novos Caminhos.

O Ministério da Educação realiza, nos dias 23 a 25 de setembro, a primeira edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. O evento marca os 112 anos do ensino profissional no país, com o lançamento de um pacote de ações para o fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, dentro do programa Novos Caminhos.

A primeira exposição da Educação Profissional e Tecnológica será realizada nos 3 dias de evento, das 14h às 18h, no dia 23 de setembro, e das 10h às 18h, nos dias 24 e 25 de setembro. A visitação será aberta ao público e atende a todos os protocolos de biossegurança. Estarão presentes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e dos Sistemas Nacionais de Aprendizagens, para a apresentação de mais de 100 projetos de pesquisas e inovações tecnológicas. O evento também ocorrerá de forma virtual com transmissão pelo canal do Youtube do MEC.

Confira a programação do IF Goiano no evento:

Projetos - A cerimônia de abertura contará o anúncio de 14 projetos com foco na gestão e resultados, articulação e fortalecimento e inovação e empreendedorismo. Com o tema Educação Profissional e Tecnológica: um caminho para o futuro, a celebração também dará início a primeira Exposição da Educação Profissional e Tecnológica com a apresentação de projetos, pesquisas e tecnologias desenvolvidas pelas instituições que compõem Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e dos Sistemas Nacionais de Aprendizagem.

Este pacote de medidas, alinhado ao programa Novos Caminhos, visa potencializar e ampliar o acesso à Educação Profissional e Tecnológica, modalidade de ensino que prepara os estudantes para o exercício das profissões e para o mundo do trabalho. Serão anunciados novos projetos no eixo de articulação e fortalecimento, que visam o fomento à formação técnica de jovens e adultos e também de professores e demais profissionais da educação. Além desses, serão apresentados projetos no eixo de inovação e empreendedorismo, que objetivam fomentar iniciativas nesta área, além de desenvolver nos estudantes habilidades e competências técnicas específicas tais como criatividade, capacidade de trabalho em equipe e adaptação e construção de soluções. No eixo de gestão e resultados serão entregues projetos a fim de dar mais transparência e apresentar os dados da Educação Profissional e Tecnológica que contribuem tanto para melhores resultados, especialmente, na consolidação da Rede Federal, como na ampliação de oportunidades de inserção socioprodutiva de milhões de brasileiros.

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, tem priorizado as ações que possam contribuir para impulsionar a produtividade e a competitividade nacional. Neste contexto, a fim de oportunizar aos brasileiros a inserção e a permanência no mercado de trabalho, tem implementado ações que possam estimular o desenvolvimento contínuo de soluções técnicas e tecnológicas para fazer frente às demandas internas e aos fluxos crescentes de competitividade no cenário nacional e internacional. Nesta perspectiva, o programa Novos Caminhos atua na articulação entre a oferta de cursos e a política de geração de emprego e renda, alinhadas às demandas do setor produtivo.

Os projetos que serão apresentados têm como foco diferentes públicos, trazendo oportunidades para toda a sociedade, estudantes da Educação Profissional e Tecnológica e também profissionais da educação. Todos eles trazem concepções que impactam positivamente a educação profissional no Brasil. São eles: Re-Saber, Monitor de Profissões, Curso de Mentoria para a Educação Profissional e Tecnológica, Mapa de Demandas 2.0, Qualifica Mais EnergIF, Qualifica Mais Emprega Mais, Curso de Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, Plataforma Aprenda Mais, Anuário Estatístico da Educação Profissional e Tecnológica, Painel de Fomento da Educação Profissional e Tecnológica, Projeto para o Desenvolvimento de Indicação Geográfica (IG), Oficinas 4.0, InTechChallenge, Projeto IF+Empreendedor.

Novos Caminhos - O programa Novos Caminhos iniciou em 2019 com o objetivo estimular a Educação Profissional e Tecnológica e facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho. A proposta foi estruturada para fortalecer esta modalidade da educação nacional, traçando estratégias que pudessem alinhar a oferta de cursos às demandas do setor produtivo, apoiar a implementação do itinerário da formação técnica e profissional no ensino médio, alavancar o reconhecimento social e econômico da formação técnica e profissional e integrar dados e estatísticas para subsidiar o planejamento e a gestão da Educação Profissional e Tecnológica.

Para acessar a programação do evento clique aqui.

FONTE: Portal MEC

registrado em: