A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
pesquisa

Conep abre espaço para sociedade opinar em resoluções da saúde

Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2017, 18h31 | Última atualização em Quarta, 16 de Agosto de 2017, 16h01 | Acessos: 53

Minutas referem-se às especificidades éticas das pesquisas e doenças ultrarraras. Prazo para contribuições vai até 15 de agosto.

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) abre espaço para a sociedade contribuir para a construção de duas resoluções: sobre doenças ultrarraras e sobre especificidades éticas das pesquisas de interesse estratégico para o Sistema Único de Saúde (SUS) e pesquisas em instituições integrantes do SUS. A consulta fica aberta à sociedade até 15 de agosto, no site do Conselho Nacional de Saúde e na Plataforma Brasil, ferramenta de gestão do Sistema CEP/Conep.

Após ouvir diversos setores interessados, o Pleno da Conep identificou a necessidade de definir diretrizes e ações no âmbito das pesquisas envolvendo pessoas com doenças ultrarraras no país, uma vez que a população atingida por essas doenças deve ser tratada a partir de suas especificidades. “Este é um pleito dos próprios pacientes com doenças ultrarraras”, esclarece o coordenador da Conep, Dr. Jorge Venâncio.

Já a proposta de resolução que regulamenta as especificidades éticas das pesquisas de interesse estratégico para o SUS e instituições integrantes, surgiu considerando a importância de articular o Sistema CEP/Conep nas diversas instâncias gestoras do SUS para a avaliação ética e acompanhamento das pesquisas aprovadas. As duas propostas de resolução foram aprovadas durante a Reunião Ordinária da Conep do mês de junho.

CONEP -  é uma das 18 comissões do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e atua na regulação da ética em projetos de pesquisas envolvendo seres humanos, bem como na adequação e atualização das respectivas normas. A Comissão é uma instância colegiada de abrangência nacional e coordenadora do sistema CEP/CONEP.

 

Consulta a Sociedade para a Minuta de Resolução sobre Especificidades Éticas das Pesquisas

Consulta a Sociedade para a Minuta de Resolução sobre Doenças Ultrarraras

 

Fonte: Site do Conselho Nacional de Saúde

registrado em:
Fim do conteúdo da página