Ciclo de Formação

Encontro discute Permanência e Êxito

Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2017, 17h06 | Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2017, 13h34 | Acessos: 1763

Evento apresenta ações desenvolvidas nos campi e encaminhamentos institucionais relacionados aos temas. Acontece também o lançamento do livro Programa de Formação do IF Goiano.

Permanência e êxito de estudantes no âmbito do Instituto Federal Goiano são os temas discutidos no segundo encontro do Ciclo de Formação - edição 2017. O evento está sendo realizado, na terça-feira, 7, no auditório da Reitoria, em Goiânia, com participação de servidores ligados ao ensino e estudantes da Instituição.

As discussões tiveram início com apresentação de estudo que está desenvolvido nas doze unidades do IF Goiano a respeito desses assuntos. Sob a coordenação da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), foram aplicados questionários no mês de outubro desse ano, em um universo de 2.494 pessoas, entre docentes, técnicos administrativos, discentes de cursos técnicos e superiores, além de alunos evadidos.

Para o desenvolvimento do trabalho, foram criadas comissões central e locais, responsáveis pela coleta e análise dos dados, além de busca de estratégias para combater a evasão no IF Goiano. Sobre essas estratégias, cada um dos doze campi tiveram a oportunidade de expor no evento, por meio de relatos, o que vem sendo desenvolvido e o que está previsto em âmbito local.

Entre os fatores que dificultam a adaptação dos estudantes foram elencadas, por eles próprios, dificuldades com transporte até a unidade, carga horária dos cursos, rigor no ensino e dificuldade de aprendizagem. Um grande percentual (41%), entre os mais de mil alunos participantes, relataram ter ficado de dependência em alguma matéria durante o curso. No que se refere aos estudantes evadidos, as principais razões para o abandono do curso foram trabalhar e ajudar a família, dificuldade de aprendizagem e transferência para outro curso.

Em relação aos docentes e técnicos administrativos, foi apresentado que quase a metade nem sempre sabe reconhecer sinais que os estudantes apresentam ao evadir do curso. Apesar disso, apresenta alguma iniciativa para evitar que a evasão aconteça.

Equipe envolvida na produção do livro Programa de Formação do IF Goiano: Organização do Trabalho Pedagógico e Integração Curricular

Lançamento - Durante o segundo encontro do Ciclo de Formação houve também apresentação de 24 pôsteres inscritos no evento e o lançamento do livro Programa de Formação do IF Goiano: Organização do Trabalho Pedagógico e Integração Curricular. A obra é um produto decorrente do Programa de Formação do IF Goiano, realizado do início de 2016 até o final do primeiro semestre de 2017, sob a organização da Proen.

O livro é organizado em três capítulos e expõe como se deu o trabalho durante os quatro encontros do projet, além de compilar relatos de experiência dos campi e a avaliação de resultados. A obra tem 60 autores envolvidos e prefácio de Marise Ramos, autora que discute as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica e uma das professoras do Programa de Formação.

De acordo com a organizadora do Ciclo de Formação, Vívian Monteiro, foi a partir do quarto encontro desse programa que surgiu a proposta de se pesquisar permanência e êxito na Instituição. Para o pró-reitor de Ensino, Virgílio Erthal, as ações devem ser conjuntas e integradas, envolvendo diversos setores da Instituição e não somente as comissões locais. E a ideia é que o Programa de Formação se transforme uma especialização a partir de 2018.

Clique e veja fotos do evento

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: