Conif

Nota de pesar pelo falecimento do reitor do IFRS

Publicado: Sábado, 02 de Dezembro de 2017, 20h13 | Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2017, 14h59 | Acessos: 1421

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) compartilha nota de pesar divulgada pelo Conif pelo falecimento do reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), ocorrido na manhã do sábado, 2.

Os integrantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lamentam profunda e imensamente o falecimento prematuro do reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Osvaldo Cesares Pinto, ocorrido na manhã deste sábado, 2, após um ano de intensa luta contra o câncer.

Como professor e gestor, Osvaldo dedicou 34 dos seus 55 anos de vida à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual orgulhosamente também foi estudante. Eleito reitor, em 2016 passou a fazer parte do Conif como membro do colegiado, sempre engajado e defensor da educação profissional pública, gratuita e de qualidade.

Neste momento de irreparável perda, o Conif expressa, consternado, solidariedade aos familiares e amigos, bem como à comunidade acadêmica do IFRS; manifesta gratidão pelo privilégio da convivência com um ser exemplar, educador de excelência, e reitera absoluto reconhecimento ao legado construído para a Rede Federal e o Brasil.

Trajetória – Engenheiro civil, mestre e doutor em Engenharia Civil. Graduado em Matemática, concluiu curso técnico em Eletrotécnica no Colégio Técnico Industrial. Professor do IFRS, ingressou na Rede Federal em 1983. Foi diretor-geral do Colégio Técnico Industrial (CTI), de 2005 a 2009, e do campus Rio Grande do IFRS, de 2009 a 2013. No mesmo ano, assumiu a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, permanecendo na função até 2016, quando tomou posse como reitor.

registrado em: