Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
SBPC

Tudo pronto para evento

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 15 de Mai de 2018, 12h41 | Última atualização em Quarta, 16 de Mai de 2018, 15h45 | Acessos: 1051

Credenciamento começa na terça-feira, 15, e ocorre até 16 horas. Abertura oficial será realizada às 19 horas, com presença da titular da Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Setec). Congresso está sendo realizado no Campus Rio Verde do IF Goiano.

Diversas atividades serão realizadas no espaço ExpoECT, como Feira de Ciências, de livros e artesanato
Diversas atividades serão realizadas no espaço ExpoECT, como Feira de Ciências, de livros e artesanato

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Rio Verde está pronto para receber, a partir de terça-feira, 15, cerca de 3 mil pessoas diariamente na unidade para a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O credenciamento dos participantes já está ocorrendo e, hoje, será realizado até 16 horas. Caravanas de estudantes de outros estados começam a chegar na unidade. 

O evento prossegue até sábado, 19, é gratuito e aberto a estudantes, pesquisadores, professores do ensino básico, profissionais de empresas e instituições ligadas à ciência e à educação. Inscreveram-se no congresso 1,8 mil pessoas de 136 municípios de 16 estados, mais o Distrito Federal. 

Alguns minicursos e oficinas previstos na programação científica têm início no primeiro dia do congresso. A abertura oficial da reunião está prevista para 19 horas. A presença da titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), Eliane Neves Braga Nascimento, está confirmada na solenidade. 

A reunião terá, também, participação do reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, do presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, dos presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaíra Turchi, e de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Ferreira Vilela e do presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Almeida Guimarães. Além deles, estarão no congresso representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pesquisadores de diversas instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. 

Esses profissionais - renomados no âmbito da ciência, tecnologia e inovação no Brasil - promoverão diversas discussões acerca da temática da reunião, que é Cerrado: Ciência, Inovação, Crescimento Econômico, Desenvolvimento Sustentável e Sociedade. Além dos minicursos e oficinas, conferências e  mesas-redondas compõem a programação do evento, que terá, também, a Exposição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ExpoECT), abrigando diversas atividades no mesmo espaço, como feiras de livros e artesanato, estandes de instituições, espaço para alimentação e atividades culturais. 

No local haverá, ainda, a SBPC Jovem e Mirim/Feira de Ciências. O objetivo dos trabalhos expostos, destinados principalmente a alunos dos ensinos fundamental, médio, técnico e graduação, é promover o contato desse público com o conhecimento científico e pesquisadores. A ExpoECT também será composta por Roda de Negócios, destinada a empresas, cooperativas, associações e organizações que desejam expor seus serviços. Na ocasião, o Polo Embrapii do IF Goiano vai apresentar ao empresariado possibilidades de parceria para tecnologias inovadoras. Por fim, compõem a programação do evento diversas atividades culturais de artistas locais e regionais. 

Ainda para o público jovem estão previstas as atividades Feira de Profissões e Portas Abertas, destinadas, respectivamente, a alunos que querem conhecer os cursos e a estrutura física do IF Goiano. Por fim, a regional da SBPC terá a sessão de pôsteres, referente aos 470 trabalhos inscritos e aceitos para apresentação no congresso. 

Estrutura - Os participantes serão acolhidos na secretaria do evento, instalada para recepção e credenciamento, com Sala VIP para convidados e, também, onde ficará instalada a presidência da SBPC. A sessão de abertura, conferências e mesas-redondas serão realizadas no Centro de Cultura e Eventos Jatobá, com capacidade para 760 pessoas. Os pôsteres serão apresentados no Ginásio de Esportes do Campus e a ExpoECT está instalada em uma área próxima aos blocos de Engenharia e Agroquímica da unidade. Os participantes terão, à disposição, equipe de segurança e serviços médicos. 

Durante todo o evento, uma comissão de servidores técnico-administrativos auxiliará no controle do tráfego de veículos pelas ruas que dão acesso aos prédios pedagógicos (salas de aulas e laboratórios) e aos locais onde ocorrerão as atividades do evento. A fim de que as ruas fiquem livres para circulação e tráfego, a direção-geral do campus orienta que os visitantes deixem os veículos nos estacionamentos do campus, evitando deixá-los nas laterais das vias. De acordo com a organização do evento, sete ônibus estarão na cidade à disposição das instituições de ensino, fora os veículos destinados aos alunos da rede municipal da cidade.

 

Serviço

Reunião Regional da SBPC

Local: IF Goiano - Campus Rio Verde (Rodovia Sul Goiana, Km 01, Zona Rural, Rio Verde-GO).

ATIVIDADES*

PÚBLICO

Credenciamento:

15/05 das 7 às 16 horas

16/05 das 13 às 20 horas

17/05 das 13 às 20 horas

18/05 das 13 às 17 horas

Inscritos no evento

Conferências e mesas-redondas

Público em geral e inscritos no evento

Oficinas e Minicursos

Inscritos no evento

Roda de Empresas e Negócios

Empresas, cooperativas, associações e organizações públicas e privadas

Sessão de Pôsteres

Estudantes de graduação e pós, pesquisadores, docentes do ensino básico, profissionalizante e superior

SBPC Jovem/Feira de Ciências

Estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e superior

Portas Abertas (visitas orientadas de grupos de estudantes ao IF Goiano - Campus Rio Verde durante o evento)

Instituições de ensino

 *Para mais informações, consulte a programação do evento.

 

Acesse a página do evento

 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

Com informações da Ascom - Campus Rio Verde

registrado em:
Fim do conteúdo da página