Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Mestrado em Tecnologia de Alimentos faz primeiro pedido de patente do Programa

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 14 de Junho de 2018, 18h20 | Última atualização em Quinta, 21 de Junho de 2018, 18h55 | Acessos: 1611

Invento consiste em uma composição para alimentos sem glúten. Projeto foi desenvolvido por estudante do Câmpus Rio Verde.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou esta semana, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), novo depósito de pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O invento trata-se de uma composição para alimentos se glúten, constituída a partir da farinha de Okara e farelo de milho.

A pesquisa foi desenvolvida no Câmpus Rio Verde, pela então aluna do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos, Rafaiane Guimarães Macedo. O trabalho foi resultado do seu trabalho de conclusão de curso, defendido em agosto de 2017 e com orientação da coordenadora do Programa, Mariana Buranelo. Hoje a estudante é servidora da unidade.

A invenção trata-se composição para alimentos sem glúten caracterizada como uma mistura pronta de farinha de okara com farelo de milho, subprodutos das agroindústrias de grãos. De acordo com as pesquisadoras, a utilização desses dois compostos em alimento com potencial funcional , além de resultar na sua aplicação industrial, gera ainda proteção ao meio ambiente, agregando valor aos subprodutos.

A mistura proposta é voltada para o consumo por pessoas portadoras da doença celíaca por apresentar ingredientes livres de glúten. Além disso, é indicado também àqueles que são intolerantes ao glúten (sensibilidade não celíaca) e alguns casos de esquizofrenia, autismo e ataxia cerebelar, ou ainda, aqueles que evitam o glúten por conta de um estilo de vida saudável.

" Por fim, observa-se a aplicação industrial pelo mercado consumidor crescente para alimentos práticos sem glúten, a novicidade pela utilização de subprodutos okara e farelo de milho com resultados de maior valor nutritivo, com praticidade e economicidade, bem como o ato inventivo na escolha dos ingredientes okara e farelo de milho na mistura pronta de pães sem glúten de forma não óbvia, afinal são descartados ou utilizados para ração animal", finaliza o documento de pedido de depósito.

 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página