IF Goiano realiza missão na Europa

Publicado: Quinta, 21 de Junho de 2018, 19h57 | Última atualização em Segunda, 25 de Junho de 2018, 16h37 | Acessos: 1974

Objetivo é estabelecer acordos de cooperação com Instituições de Ensino Européias, possibilitando a troca de conhecimentos e o intercâmbio de alunos e servidores.

Com objetivo de estabelecer acordos de cooperação técnica, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) embarcou em missão à Instituições de Ensino na Europa. Durante os dias 19, 20 e 21 de junho, gestor e professores do IF Goiano visitaram a Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), na Espanha, e Universidade de Nottingham, no reino Unido.

Na UAB, o pró-reitor de Administração, Claudecir Gonçales, e os professores Gustavo Castoldi e Marco Carvalho, foram recebidos pelo Vice-reitor de Assuntos Internacionais, Mârius Martinez Muñoz. Na ocasião, foram discutidos interesses e procedimentos entre ambas instituições, em princípio com a Faculdade de Educação da UAB, especificamente, com os departamentos de Didáctica de la Lingua, das linguagens e de las Ciências Sociales e de Pedagogias Aplicadas.

A previsão é que, inicialmente seja firmado um Convênio Guarda-Chuva, que contemple os campos da formação de professores, ensino, pesquisa e extensão e atenda alunos, professores e técnicos administrativos de ambas as Instituições. A expectativa é que o acordo seja assinado em setembro, em conferência sobre a trajetória da UAB na Formação de Professores, pesquisa e pós-graduação.

No Reino Unido, o IF Goiano e a Universidade de Nottingham assinaram acordo de cooperação técnica visando facilitar o intercâmbio de alunos e professores entre as instituições, bem como a participação conjunta em projetos de pesquisa, tal como já acontece com o Projeto Nucleus. Este trabalho é desenvolvido em parceria entre o Reino Unido e o Brasil, com participação de diversas instituições de ambos os países e financiamento do Fundo Newton e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).

O Projeto Nucleus tem por principal objetivo o incremento da eficiência de uso do nitrogênio na agricultura. Os professores Gustavo Castoldi e Carlos R. Rodrigues representam o IF Goiano nesse projeto e o 1º resultado da sinérgica parceria é o intercambio da estudante de Doutorado em Ciências Agrárias - Agronomia, Polyanna Trindade, que em setembro viaja para o Reino Unido, onde passará um ano desenvolvendo atividades de pesquisa na Universidade de Nottingham, sob supervisão do Professor Sacha Mooney, líder do Projeto Nucleus.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: