Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta como componente florestal o Baru

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 01 de Abril de 2020, 10h40 | Última atualização em Segunda, 13 de Abril de 2020, 09h13 | Acessos: 1326

No campus Avançado Hidrolândia o Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta como componente florestal o Baru teve início em dezembro de 2018, com o objetivo de verificar o potencial de produção das forrageiras e o desenvolvimento do baru nos sistemas integrados. 

A difusão dos sistemas integrados de produção agropecuária faz parte de um projeto mais amplo do IF Goiano, que visa ampliar o diálogo da comunidade científica com produtores e com a sociedade como um todo.

A ideia nasceu de uma parceria com o Instituto Fórum do Futuro, que começou em 2017, dentro das discussões do Projeto Rio Verde, Capital do Futuro Sustentável. Inicialmente o projeto contemplava apenas o município de Rio Verde, e após estas discussões, as Unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão (UEPE) de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA) foram implantadas em cinco municípios goianos, dentre eles Hidrolândia. Institucionalmente o projeto é coordenado pela servidora Darliane de Castro Santos. O zootecnista Sandro de Castro Santos coordena o projeto no campus e conta com a colaboração dos Docentes Lilian Rabelo e Tadeu Cavalcante e do Técnico em Agropecuária Diego Silva.

O projeto teve início no campus Avançado Hidrolândia com o cultivo de milho para silagem integrado com cinco cultivares de capins, sendo eles: o Panicum maximum BRS Zuri, Brachiaria brizantha cv. Xaraés, Brachiaria - BRS RB 331 Ipyporã, Panicum maximum BRS Quênia e Panicum maximum BRS Tamani. A área de 2 hectares está dividida em 20 piquetes de 1.000 m2 com quatro repetições das forrageiras para o pastejo de bovinos leiteiros. O arranjo de plantio dos Dipteryx alata barus está distribuído em quatro linhas simples com espaçamento de 26 m entre linhas por 4 m entre plantas.

Entre as atividades que serão realizadas na UEPE estão: aulas demonstrativas e práticas; experimentos e validação de tecnologias; extensão rural e transferência de tecnologia. O projeto conta com a parceria da Embrapa, Unipasto, Agroplanta e Prefeitura de Hidrolândia.

 

Clique aqui e acesse a página do projeto.

 

 Fotos plantio dos capins e milho para silagem em dezembro de 2018.

 

 

Fotos do plantio de mudas de Dipteryx alata Baru.

Fotos do plantio de mudas de Dipteryx alata Baru.

 

 Núcleo de Comunicação Social e Eventos – Campus Avançado Hidrolândia

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página