Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Docente do Campus Avançado Hidrolândia realiza intercâmbio no Centro de Formação de Professores da Rússia

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sábado, 04 de Julho de 2020, 09h32 | Última atualização em Quarta, 05 de Agosto de 2020, 20h54 | Acessos: 682

Pesquisando, desde seu doutoramento, conteúdos e metodologias de ensino de matemática nas séries iniciais dos sistemas de escolarização do Brasil e da Rússia, em uma perspectiva comparativa, o docente Dr. André Luiz Araújo Cunha vem estabelecendo um importante intercâmbio com instituições de pesquisa em educação na Rússia, sobretudo, aquelas ligadas à Teoria Histórico Cultural de Vigotski e teoria do Ensino Desenvolvimental, formulada por Vasili V. Davydov.

Professor Dr. André juntamente com o professor e pesquisador Dr. Boris B. Elkonin.
Professor Dr. André juntamente com o professor e pesquisador Dr. Boris B. Elkonin.

Nos meses de junho e julho de 2019, o professor André Cunha participou, na Rússia, de um Curso de Formação de Professores no Instituto OIRO. Esse instituto, que está vinculado ao Instituto de Psicologia da Academia Russa de Educação, é considerado um dos maiores centros de formação de professores da Rússia. O curso foi destinado a pesquisadores e professores do sistema Elkonin-Davydov (um dos três sistemas que compõem a Educação Básica da Federação Russa) e contou com participação de vários pesquisadores russos da 3º e 4º geração de Lev S. Vigotski. Dentre eles, membros do Instituto de Psicologia da Academia Russa de Educação, como o psicólogo Dr. Boris B. Elkonin, a psicóloga  Dra. Galina A. Zuckerman, o matemático Dr. Sergey F. Gorbov e o psicólogo e geógrafo Dr. Alexei B. Vorontsov. Todos esses pesquisadores são conhecidos mundialmente e se tratam de importantes referências para vários pesquisadores na área da educação no Brasil. 

Em sua avaliação sobre o evento, o professor André ressaltou: “gostaria de destacar a importância do curso para as diferentes áreas do conhecimento (Psicologia, Matemática, Língua Russa, etc.) e o quanto acrescentou em minha formação. Parabenizo a comissão organizadora (OIRO), pesquisadores e aos professores pela qualidade do curso”. 

O pesquisador salientou ainda que “representando, não apenas o Brasil, mas o Instituto Federal Goiano Campus Avançado Hidrolândia, tive a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos e trocar experiências no campo da Matemática. Considero a participação de grande importância, não apenas em minha formação, mas em futuras parcerias entre as instituições”. 

 

Núcleo de Comunicação Social e Eventos do campus Avançado Hidrolândia

Fim do conteúdo da página