Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Discentes concluem cursos FIC de Agente de Desenvolvimento Cooperativista e Operador de Computador

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2020, 20h12 | Última atualização em Segunda, 05 de Outubro de 2020, 14h30 | Acessos: 577

Entre os dias 30 de maio e 22 de agosto de 2020, o IF Goiano – Campus Avançado Hidrolândia ofertou dois Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade EaD, no âmbito do Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação.

Um total de 45 alunos concluíram o Curso FIC Agente de Desenvolvimento Cooperativista que teve como objetivo capacitar o estudante para atuar no apoio e desenvolvimento de ações dos projetos com cooperativas, sobretudo no tocante à constituição de cooperativas em comunidades locais para, assim, alcançarem melhores resultados. A equipe que conduziu o curso foi composta pelo coordenador de curso Dr. Bruno de Andrade Martins, pelos professores MSc. Leandro Clementino Braga e MSc. Eloiza Romeiro Cunha, além da tutora Letícia Ferreira Vieira.

 Já no curso FIC Operador de Computador, 32 alunos concluíram. O curso teve como objetivo preparar um profissional adequado à realidade do desenvolvimento tecnológico e atuante em um mercado de trabalho globalizado, com capacidade de adaptar-se às frequentes mudanças sociais e tecnológicas. A equipe foi composta pelo coordenador de curso MSc. Geovane Reges de Jesus Campos e pelos professores Esp. Deyse Cristiane dos Reis e João Gabriel Moreira, além da tutora Deborah Smith Barreto Melo.

Os cursos tiveram como apoio administrativo, os servidores Wemerson Lauriano dos Santos e Sandro de Castro Santos, que colaboraram na execução e apoio à gestão acadêmica e administrativa do curso.

Como coordenadora adjunta e responsável pelo Núcleo de Extensão, a servidora Karla de Castro relatou que “Os cursos de Formação Inicial e Continuada são importantes para a qualificação profissional daqueles que se interessam em aperfeiçoar seus conhecimentos e se prepararem para o mercado de trabalho. O Programa Novos Caminhos oportunizou à comunidade essa qualificação durante um período atípico em que estamos vivendo. O IF Goiano Campus Avançado Hidrolândia ofertou a comunidade dois cursos com qualidade, na modalidade à distância, que foram conduzidos com muita competência e eficiência pela equipe”.

O professor Dr. Bruno, coordenador do curso Agente de Desenvolvimento Cooperativista,  destaca que “O Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Agente de Desenvolvimento Cooperativista na modalidade a distância foi proposto, haja vista que a organização dos agricultores deve ser um processo criativo, crítico e processual, e os problemas podem representar grandes aprendizagens ou grandes derrotas, dependendo da forma como são encarados e conduzidos.” O professor destaca ainda que “ um grande diferencial foi a proposta didático-metodológica centrada na participação de agricultores, valorizando-se suas experiências e expectativas para o mundo do trabalho. Foram considerados aptos à qualificação, 45 estudantes, que receberam o Certificado de Qualificação Profissional em Agente de Desenvolvimento Cooperativista, do Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios, com Carga Horária de 165 horas. Esses Agentes são importantes, pois podem atuar como incentivadores do processo para o desenvolvimento rural, e atuar no apoio e desenvolvimento de ações dos projetos de cooperativas, na constituição de cooperativas em comunidades locais, buscando sempre os melhores resultados.”

A respeito de sua participação no curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, a aluna Rejane Alves, que é administradora de Agronegócios, destacou: “tive a oportunidade de participar do curso Agente de Desenvolvimento Cooperativista do IF Goiano 2020/1 Campus Avançado Hidrolândia. Éramos uma turma eclética; compreendendo jovens iniciantes e profissionais; o que contribuiu para uma dinâmica de pensamentos e percepções muito interessante. Aos jovens iniciantes, um despertar estruturado para o conhecimento, e aos profissionais, a simplicidade e detalhes importantes que complementam harmonicamente a complexa arte de gerir, especialmente em um ambiente cooperativo de múltiplos perfis com ampla riqueza cultural. A ênfase dada ao ato de saber ouvir para se compreender o ambiente, captar ideias e estruturá-las, é fator determinante para o sucesso do projeto proposto. Foi uma experiência muito produtiva.”

 Já o aluno Natan Daniel Valentim, que concluiu o Curso Operador de Computador, ressaltou que “aos 13 anos de idade, tive que trancar o curso técnico de informática por razões financeiras. Passados muitos anos, o desejo de voltar a estudar tecnologia se foi embora da minha mente. Porém, ao ter ciência que o IF Goiano estava ofertando diversos cursos gratuitos, não hesitei em inscrever-me para a capacitação em Operador de Computador. Através do empenho dos tutores e equipe pedagógica, conclui que certamente esta foi a melhor decisão.”

 Os relatos desses alunos destacam a importância de ambos os cursos para uma excelente qualificação profissional, facilitando a inserção ou permanência no mercado de trabalho. A cerimônia simbólica de encerramento foi realizada na tarde desta terça-feira, 15 de setembro e contou com a presença do coordenador-geral de Fomento aos Sistemas de Ensino da Educação Profissional e Tecnológica da Setec, Gilson Ricardo Daniel, do reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, da pró-reitora de Extensão, Geísa D’Ávila, do coordenador dos cursos FIC EAD do IF Goiano, Eduardo Viana e dos diretores gerais dos campi ofertantes dos cursos.

Núcleo de Comunicação Social e Eventos do campus Avançado Hidrolândia

Fim do conteúdo da página