Projeto Mattics é destaque na reportagem O Globo

Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2019, 09h06 | Última atualização em Segunda, 02 de Setembro de 2019, 16h58 | Acessos: 1206

Projeto que ensina alunos do IF Goiano a desenvolver jogos unindo matemática e programação.

imagem sem descrição.

No último domingo dia 18/08/2019,  às 04:30h, foi publicado uma matéria no site "O globo" intitulada "Tecnologias fazem vínculo de alunos com o cotidiano". Na matéria o tema principal são as novas ferramentas tecnológicas na educação que vêm se tornando aliadas para despertar o interesse dos alunos, vinculando o conteúdo curricular com o cotidiano. Em determinado momento da matéria é citado o projeto Mattics, que é organizado pelo professor do Instituto Federal Goiano - Campus Avançado Ipameri, Greiton Toledo.

"O estudante como protagonista do processo de aprendizado também é o foco do trabalho do professor Greiton Toledo, fundador do Mattics, projeto que ensina alunos do Instituto Federal Goiano a desenvolver jogos unindo matemática e programação. O conteúdo de Matemática previsto no currículo básico do ensino médio é ensinado durante o desenvolvimento de algoritmos, programação e construção das partes físicas dos games. O aprendizado tem objetivo final prático: os jogos são usados para o tratamento de idosos diagnosticados com mal de Parkinson. Em vez das questões padrão de matemática, os games mostram qual a aplicação de fórmulas, funções e cálculos na prática. É importante que os alunos entendam qual o sentido, inclusive social, do que eles estão aprendendo —diz Toledo, que defende a sala de aula como ambiente de formação de criatividade, capacidade cognitiva e cooperação mútua entre aluno e professor. — Um jogo sobre a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, pode ensinar muito sobre História, com os cenários, diálogos entre os personagens. Os jogadores frequentemente estão em contato com pessoas de outros países e isso os estimula a conhecer outras culturas, aprender idiomas." (Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologias-fazem-vinculo-de-alunos-com-cotidiano-23884194?fbclid=IwAR27224Lttrtx5kiG3tGyzacsw8t6y2Ev1YNzFgCwE25cMRyW4zPSEjC6-U)

Tal citação mostra que o IF Goiano ganha cada vez mais reconhecimento em seus trabalhos.