Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Alunos do Campus colaboram com projeto "Nós Propomos!" Goiás

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 23h09 | Última atualização em Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 21h27 | Acessos: 1470

O projeto que surgiu em Portugal realizará em 2018/2019 a sua 8ª edição contando com diversas parcerias nacionais e internacionais entre Institutos Federais e Universidades do Brasil.

imagem sem descrição.

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (LEPEG), do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), produziu um fascículo didático intitulado “A relação cidade/campo no Território Goiano”. Este material faz parte do “Projeto Nós Propomos!” Goiás, que prevê a construção do pensamento geográfico dos alunos para a atuação cidadã, trazendo discussões sobre a realidade local não contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A partir de parceria realizada entre o LEPEG (IESA / UFG) e o IF Goiano Campus Iporá, o fascículo foi aplicado junto aos discentes dos terceiros anos integrados ao ensino médio pelo Prof. Dr. Michel Rezende e a Profa. Ms Juheina Lacerda durante os meses de outubro e novembro. O encerramento do projeto ocorreu no dia 04 de dezembro, com apresentação dos resultados pelos discentes em evento realizado pelo LEPEG na Universidade Federal de Goiás.

Nós Propomos!

O projeto Nós Propomos foi idealizado pela Universidade de Lisboa (Portugal), é coordenado pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) e tem como objetivo promover a cidadania territorial, mobilizando alunos para a identificação das principais orientações do plano diretor municipal e a apresentação de propostas de intervenção nos bairros, objetivando desenvolvimento local sustentável. 

O Projeto mobiliza o Estudo de Caso para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos. Simultaneamente, pretende promover a parceria entre diferentes parceiros (universidade, escolas, autarquias, empresas e associações), com quem se tenta estabelecer protocolos de cooperação.

Depois de uma primeira fase de sensibilização para as questões da cidadania e desafios locais, os alunos identificam, em pequenos grupos, problemas que lhes são significativos, na área da escola e da sua residência – da recuperação de um edifício abandonado à alteração do percurso de uma carreira de transportes públicos. Os alunos realizam, então, um pequeno trabalho de pesquisa sobre o problema que selecionaram e elaboram proposta(s) de resolução do mesmo.

Acesse:
Fotos
Página do projeto

Núcleo de Comunicação Social e Eventos - Campus Iporá

Fim do conteúdo da página