Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Piscicultura fecha programação do 3º Simpósio do Agronegócio

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2019, 23h24 | Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2019, 23h23 | Acessos: 461

O 3º Simpósio do Agronegócio do IF Goiano Campus Iporá (SAGRO) aconteceu nos dias 16 e 17 de abril no Auditório Prof. Itamar Paes Sousa e também na Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão (UEPE) "Boa Esperança".

imagem sem descrição.

O tema desta edição foi "Gestão e inovação - desafios e oportunidades". No primeiro dia de evento o professor Alberto Santos, da Faculdade UnB Planaltina, apresentou a palestra "Dificuldades do processo de gestão das propriedades rurais", trazendo resultados de pesquisas recentes mostrando que os produtores precisam muito de ajuda em termos de gestão financeira e custos de produção.

Ainda no primeiro dia o professor Luis Cláudio Ortiz, do próprio Campus Iporá, falou sobre "Extensão Rural e a agroindústria familiar: Caso Noroeste do RS", onde apresentou um projeto executado no Rio Grande do Sul, do qual participou, que apoiava os produtores na gestão, produção e comercialização dos produtos. Segundo Ortiz, esta aproximação das agroindústrias com a universidade, que gera conhecimento e inovação, garantiu competitividade e facilidade de inserção no mercado, gerando emprego e renda na região.

O segundo dia do SAGRO iniciou-se na UEPE "Boa Esperança", que fica próxima ao Morro do Macaco e integra um projeto institucional do IF Goiano, em parceria com instituições como Embrapa e Comigo, para difundir sistemas integrados de produção agropecuária por meio de Unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão (UEPE) com a integração lavoura-pecuária-floresta.

Segundo o engenheiro agrônomo Estenio Moreira, o dia de campo apresentou os dados da segunda etapa da safra 2018/2019 onde foi realizada a recuperação de pastagem degradada através do sistema de integração lavoura pecuária, utilizando milho e capim braquiária para colheita e produção de silagem. Foi apresentado que a produtividade no primeiro ano de implantação do sistema, após 30 anos sem intervenção, foi baixo, mas suficiente para cobrir os custos de substituição da pastagem, além do aproveitamento da adubação residual utilizada na lavoura.

O relato do produtor Sávio Gomes sobre seus empreendimentos na área de piscicultura na região de Iporá fechou a programação do Simpósio e antes dele, o consultor Fabricio Galdino, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), falou sobre Sistemas Integrados com Piscicultura.


Acesse:
Álbum de fotos
Álbum de fotos 2º Dia de Campo
Sistema de inscrições

Núcleo de Comunicação Social e Eventos - Campus Iporá

 

Fim do conteúdo da página