IF Goiano campus Iporá realiza a primeira competição de robótica no município de Iporá.

Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2019, 17h09 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2019, 23h14 | Acessos: 421

Competição envolveu alunos da Instituição e escolas municipais de Iporá.

imagem sem descrição.

O Instuto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Iporá promovei, no dia 11 de setembro, o Campeonato de Robótica do IF Goiano - Campus Iporá - Edição 2019. O projeto foi realizado ao longo do ano, em parceria do Campus Iporá com as escolas municipais Jorcelino Alves Barbosa, Valdivino Silva Ferreira e CEPI Ośorio Raimundo de Lima. A competição foi desenvolvida emetapas: seleção de alunos, desenvolvimento de estudos dirigidos sobre robótica, proposição de desafios para os alunos e competição entre os envolvidos.

O projeto teve início em janeiro de 2019, com a seleção de alunos para participar de estudos dirigidos com a mediação das plataformas TinkerCAD e Arduino. Foram selecionados discentes do IF Goiano - Campus Iporá, das escolas municipais Escola Municipal Jorcelino Alves Barbosa, Escola Municipal Valdivino Silva Ferreira e CEPI Osório Raimundo De Lima. Após a seleção foi iniciada a implantação de um espaço dedicado ao projeto, com o objetivo de oferecer aos estudantes um ambiente de aprendizagem em robótica.

Foram adquiridos componentes eletrônicos que proporcionaram interação prática com ferramentas de robótica.Em seguida, os estudantes participantes foram desafiados a construir e programar um robô seguidor de linha para apresentarem em uma mostra de robótica realizada em junho. Na mostra os robôs foram apresentados percorrendo uma rota criada com fita isolante preta em uma arena branca de MDF. Na ocasião, também, foi apresentado o Regulamento do Campeonato de Robótica que teve suas inscrições abertas.

No segundo semestre os alunos criaram seus grupos para competir e realizaram a montagem, programação e finalização de seus robô. As equipes campeãs foram, em primeiro lugar: Techno Zone Apollo, em segundo: Techno Zone Artemis e em terceiro: Cyber Bot. As três melhores equipes receberam medalhas de ouro, prata e bronze. O projeto conta com o apoio financeiro do IF Goiano - Campus Iporá e CNPq.

Fonte: Ascom Iporá