Palestras destacam ambiência, comportamento e bem-estar animal

Publicado: Sábado, 21 de Outubro de 2017, 14h48 | Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2017, 12h21 | Acessos: 1640

Evento foi realizado na última sexta-feira, 20.

imagem sem descrição.

O IF Goiano - Campus Morrinhos promoveu no dia 20 de outubro o I Ciclo de Palestras em Ambiência, Comportamento e Bem-Estar Animal. O evento aconteceu no auditório da biblioteca e teve o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO) e BRF.

O momento foi oportuno para difundir conhecimentos técnicos, pesquisas e avanços proporcionados pelo uso de ferramentas tecnológicas relacionadas à ambiência, comportamento e bem-estar animal, bem como para maximizar a utilização do IF Goiano como um polo de difusão dessas tecnologias.

Na palestra de abertura, o médico veterinário e presidente do CRMV-GO, Olízio Claudino da Silva, falou sobre a importância do bem-estar animal e mostrou situações reais de problemas gerados por condições inadequadas nos sistemas de criação. De acordo com o médico veterinário, a necessidade de bem-estar animal é fundamental para que os animais expressem ao máximo os seus potenciais, refletindo positivamente na produtividade.

A programação continuou com José Henrique Rezende Borges e Joran Lamounier, ambos da unidade de Buriti Alegre (GO) da BRF, e o foco da discussão foi a ambiência como ferramenta de avaliação de bem-estar em aves. Na participação da BRF, houve também uma demonstração prática sobre os efeitos da ambiência na avicultura e foram apresentadas algumas tecnologias de medição que facilitam o trabalho nos aviários.

O tema ambiência foi estendido aos animais ruminantes e abordado pela zootecnista e professora adjunta da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da Universidade de Brasília (UnB), Sheila Tavares Nascimento.

Em seguida, o zootecnista e professor adjunto do Campus de Ciências Agrárias da União Pioneira de Integração Social (UPIS - Faculdades Integradas), Frederico Lopes da Silva, proferiu a palestra " O bem-estar como percussor da qualidade de vida em suínos".

A médica veterinária e docente da Faculdade de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia da UPIS, Andressa Barros Guimarães, finalizou o evento falando sobre "Socialização e bem-estar de cães".

Relevância - Para os alunos do Campus Morrinhos e de demais instituições que estiveram presentes, o I Ciclo de Palestras em Ambiência, Comportamento e Bem-Estar Animal representou uma oportunidade de aprendizagem e conscientização sobre temáticas de extrema relevância nos dias atuais para acadêmicos e profissionais do segmento de produção animal.

Segundo a docente do Campus Morrinhos e coordenadora do evento, Eliandra Maria Bianchini Oliveira, o despertar para esses conceitos é fundamental para a formação de profissionais aptos a oferecer sempre a melhor condição possível para os animais.

Ao longo do dia, prevaleceu entre os palestrantes os assuntos relacionados as cinco liberdades básicas que devem ser oferecidas aos animais, sendo que cada área de atuação tem o seu grau de responsabilidade que deve ser cumprido. Os conhecimentos transmitidos também devem ser levados à sociedade em geral e considerados para animais de companhia e de todas as espécies.

Assessoria de Comunicação Social - Campus Morrinhos