Comunicado para a Comunidade Escolar

Publicado: Segunda, 30 de Março de 2020, 11h39 | Última atualização em Quarta, 15 de Abril de 2020, 23h22 | Acessos: 1006

Esclarecimentos quanto as ações que estão sendo realizadas pela instituição durante o período de quarentena.

imagem sem descrição.

Conforme o último comunicado institucional do IF Goiano, foram estabelecidas novas diretrizes para todos os seus campi para preservarmos a vida e a qualidade do nosso ensino. Sendo assim, no intuito de prestar conta para a nossa comunidade escolar, seguem alguns informes e ações que estão sendo desenvolvidas por nossa instituição.

O calendário acadêmico está suspenso até o dia 17 de abril. Com a suspensão do calendário acadêmico, nenhuma atividade de aula, como avaliações ou trabalhos, por exemplo, poderão ser conduzidas com o intuito de contabilizar como dia letivo ou aula ministrada à determinada disciplina. No entanto, algumas ações podem ser oferecidas pelos professores, como a leitura prévia de um determinado conteúdo que virá a ser estudado após o retorno das aulas, lives por mídias sociais, dentre outras.

Quanto a Educação a Distância (EaD), ela jamais pode ser vista como um simples repositório de conteúdo, ou um “quebra galho” em momentos que as atividades presenciais não puderem acontecer, onde o professor simplesmente insere alguma lista de exercícios, realiza a gravação de algum vídeo e o disponibiliza nas mais diferentes mídias como Youtube, Whatsapp ou Instagram, de forma que o aluno acesse um destes meios, assista ao vídeo, responda a uma lista sem nenhum acompanhamento e a entrega. Isso não é Educação a Distância. A EaD deve ser discutida e, sobretudo, planejada. Não podemos comprometer a qualidade de ensino que os Institutos Federais tanto prezam. Mesmo nesse momento de crise, é extremamente importante que mantenhamos a qualidade que demoramos anos para construir.

Pensando nestas questões, o IF Goiano, a nível institucional, estabeleceu um Grupo de Trabalho (GT) que está realizando o levantamento dos dados e estudando a melhor forma de realizar as atividades sem comprometer a qualidade, seja via EaD e/ou outras formas. Este estudo está sendo realizado com diálogo com a Direção de Ensino do Campus, bem como as coordenações de Ensino e de Cursos e assim que possível, será divulgado. É sabido que não são todos os alunos que possuem computador e/ou acesso regular à internet, de forma ampla e irrestrita, existem alunos que moram em zona rural, comunidades quilombolas em que, geralmente, o acesso à internet é quase inexistente por falta de infraestrutura. Da mesma forma, temos alunos nas cidades que utilizam internet apenas de operadoras telefônicas (dados móveis), que se limitam às mídias sociais, impossibilitando a esse aluno em assistir a três, quatro vídeo aulas por dia no Youtube, por exemplo. As aulas de aproximadamente uma hora cada esgotariam o plano de dados desse aluno. Essa é apenas uma das questões que nos obrigam a avaliar e planejar nossas estratégias com o máximo de prudência possível. Mais do que nunca, é importante mantermos a cautela para não excluir de alguns o direito de aprender devido a fatores externos.

Nesse tocante, todo os servidores do Instituto Federal Goiano estão cientes do momento em que vivemos, dos desafios que virão pela frente, bem como aos anseios dos discentes. Aos servidores da educação é sabido a importância que a educação tem em meio a nossa sociedade, o que aumenta ainda mais a nossa preocupação quanto às consequências que esta situação acarretará, mas sobretudo, não podemos ser negligentes com a VIDA, isso mesmo, com a VIDA de todos, servidores e discentes. Queremos que ao passar de toda essa crise, estejamos todos de volta ao campus, TODOS, e com muita saúde e disposição. Nossas VIDAS vêm antes de todas as perdas que viermos a ter em relação à educação.

Por isso pedimos, SE CUIDEM! Vamos seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Manter o afastamento social, evitar ao máximo as aglomerações, lavar as mão com água e sabão, lavar o rosto.

Informamos que TODAS as informações oficiais serão disponibilizadas através dos meios institucionais de comunicação do IF Goiano.

Caso tenha alguma dúvida, nos procure, estamos com várias atividades em home office funcionando normalmente para que a instituição não pare. Nos contate via e-mail, estamos à total disposição para quaisquer esclarecimentos.

Clique aqui em um dos links abaixo e acesse os nossos contatos: