A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Colabore com o diagnóstico de evasão e retenção de estudantes

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 30 de Outubro de 2018, 11h00 | Última atualização em Quarta, 14 de Novembro de 2018, 16h23 | Acessos: 165

Professores, técnicos administrativos e estudantes participam respondendo a um questionário que está disponível no Suap (para servidores) e Q-Acadêmico (para estudantes). O prazo final é 14 de novembro.

Em um projeto institucional, as Pró-Reitorias de Ensino e de Extensão do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) propõem junto aos campi diagnosticar os principais fatores de evasão e retenção dos estudantes da Educação Básica Profissional e Superior. A ação visa definir ações pedagógicas e administrativas de superação para o monitoramento e diminuição das taxas de evasão e retenção na Instituição de modo a propor as diretrizes para elaboração do Plano Estratégico de Permanência e Êxito (PEPE) para o ano de 2019. 

 

Além dos dados quantitativos levantados a partir de buscas em relatórios institucionais, serão avaliados os dados qualitativos, que são as causas de evasão, retenção e eficiência acadêmica, referentes ao ano de 2018. Neste último caso, um questionário será aplicado para docentes e técnicos administrativos efetivos, da área pedagógica e, para todos os estudantes,  independentemente de seu ano e período do curso, incluindo aqueles que se evadiram.

 

Os resultados obtidos do levantamento quantitativo e do diagnóstico qualitativo serão utilizados para o planejamento das ações 2019 das Pró-Reitorias de Ensino e Extensão, bem como dos campi do IF Goiano, a luz do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). "Com o desenvolvimento desse plano de ação, acreditamos que as propostas contribuirão para elevar os índices de permanência e êxito dos estudantes, em todos os níveis, formas e modalidades de ensino ofertadas no IF Goiano, por meio de ações efetivas e coletivas" afirma Vívian.

 

Raio-X da Permanência - Este é o nome da campanha que será realizada em prol da adesão ao formulário eletrônico para levantamento dos dados qualitativos para elaboração do Plano Estratégico de Permanência e Êxito (PEPE). Esse questionário estará disponível no Sistema Unificado da Administração Pública (Suap), para servidores, e no Q-Acadêmico para alunos. Ele será enviado também por e-mail para ambos os públicos. O formulário deverá ser respondido até o dia 14 de novembro. Para alunos evadidos, o diagnóstico será realizado no mês de março de 2019.

 

Com informações da Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

Fim do conteúdo da página