Casa de Cultura é inaugurada com diversas atividades artísticas

Publicado: Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 18h13 | Última atualização em Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 16h33 | Acessos: 1155

Oficinas de fotografia, dança circular, sarau musical, atividades com crianças e produção de móveis em pallet foram algumas das atividades que marcaram a abertura da Casa de Cultura do Campus Rio Verde.

imagem sem descrição.

A Casa de Cultura é o lugar de atuação dos integrantes do Núcleo de Ciência, Arte e Cultura do IF Goiano (Naif) - formado de professores, técnicos administrativos e estudantes. O espaço foi adaptado para a preparação de diversas atividades ligadas as artes e a cultura, como oficinas de pinturas, cursos de dança e preparação de músicos, dentre outros. Segundo a professora Aline Gobbi, coordenadora geral do Naif, a intenção é ampliar as ações de forma a agregar a comunidade interna e também externa. Aline disse ainda que em breve serão iniciados os trâmites para a estruturação de um estúdio de rádio e gravação de vídeos no local, trabalhos que serão executados em parceria com a Assessoria de Comunicação (Ascom) do campus.

O novo espaço cultural foi inaugurado nesta terça-feira (11) juntamente com diversas obras que foram concluídas este ano na instituição, mas as atividades no Centro tiveram início um dia antes. Durante a tarde de segunda-feira (dia 10) aconteceram apresentações da Banda Musical do Instituto de Assistência ao Menor de Rio Verde (IAM), oficinas de grafite e produção de móveis em pallet com o Coletivo Los Papa. No período da noite, um sarau atraiu várias pessoas da comunidade. O momento musical foi abrilhantado pela Banda Sintonia Dissonante e Chris Ribeiro e ainda, músicos do Naif juntamente com outros artistas da cidade.

Na terça-feira, além das oficinas de grafite e móveis em pallet, aconteceu a oficina de fotografia em smartphone. As crianças também tiveram a oportunidade de participar das ações. Para elas foi preparada a Oficina Naif Kids - decoração de objetos com uso de material reciclado, como garrafas Pet e acessórios diversos.

Os convidados foram recepcionados com música e com a participação da artista Walkíria Wal que declamou poema de autoria do servidor do campus, Lenildo Gouveia. Uma surpresa para o autor, que estava presente, e não segurou a emoção. Veja o poema abaixo.

Sou filho do Sol

Sou filho do Sol.

Faço parte da ira do fogo?

Sou vingança, sou cinza. Sou paz?

Posso tudo ou nada?

Sou filho da água.

Estou nas nuvens do céu e nos oceanos da vida.

Sou forte e tenho a vida, às vezes calmo e muitas vezes bravio.

Sou filho do ar.

Carrego comigo o frescor da vida e o cheiro da flor.

Posso ser calmo e também posso ser raivoso.

Sou filho da terra.

Estou no sentido da vida e também da morte.

Dou a vida e recolho os restos para nova vida começar.

Sou filho de Deus.

Estou no fogo, na terra, na água e no ar.

Posso ser o que quiser.

Posso levar a vida e também a morte.

Posso odiar, mas prefiro amar, pois sou filho do AMOR.

Lenildo Gouveia

Lenildo Gouveia e Walkíria Wal

As atividades foram encerradas no período da tarde com a Dança Circular, um momento terapêutico conduzido pelo professor e terapeuta Claudio Barbosa.

Setor de Comunicação Social e Eventos