Tem início curso de especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Publicado: Sábado, 21 de Setembro de 2019, 09h52 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2019, 11h18 | Acessos: 1163

Aula inaugural teve palestra sobre pesquisa formativa-dialógica no processo de formação de professores, com Fátima Suely Ribeiro Cunha do IF Goiano - Campus Morrinhos.

Professora Fátima Suely fala da importância do professor ter clareza de sua posição no mundo.

A primeira turma do curso de pós-graduação lato sensu em Formação de Professores e Prática Educativas é composta de 40 alunos, sendo em sua maioria, professores das redes municipal e estadual de ensino. O curso tem duração prevista de até 18 meses com aulas ministradas em encontros quinzenais, às sextas-feiras e sábados.

Apresentação dos alunos dos curso de especialização

Grande demanda

De acordo com a professora Rosenilde Paniago, coordenadora do curso em Rio Verde, a demanda pelo curso foi grande. O total de inscritos ultrapassou o número de 300, o que demonstra a necessidade de um curso dessa natureza no município.

Ainda segundo Rosenilde, a implantação do curso só foi possível graças a uma parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, que estão trabalhando juntamente com o Instituto Federal Goiano desde a sua idealização.

Além do Campus Rio Verde, outras unidades do IF Goiano também estão oferecendo essa especialização, a exemplo do Campus Ceres e as Unidades de Hidrolândia e Ipameri. Rosenilde aproveitou o momento para apresentar os professores que irão atuar no curso ofertado no Campus Rio Verde.

Responsabilidade social

Presente na aula inaugural, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação do IF Goiano, professor Fabiano Guimarães, ressaltou que a oferta dessa especialização é um prenúncio da chegada do mestrado em Educação Profissional, que está em fase de avaliação de projeto, avaliação essa prevista para acontecer em 20 de outubro. “Um sinal de que este curso de mestrado possa começar a ser ofertado em março do ano que vem”, pontuou, citando que a instituição caminha para a criação de um Centro de Referência em Formação de Professores.

Representando o diretor-geral do Campus Rio Verde, professor José Weselli de Sá Andrade falou do papel social da instituição, que também consta do desenvolvimento de processos de formação continuada de professores. Em suas palavras, destacou o grande desafio institucional em oferecer cursos de especialização e mestrado na área da Educação com vistas ao atendimento das demandas das redes municipal, estadual e também dos egressos dos cursos de licenciaturas do IF Goiano.

O reitor do Instituto Federal Goiano, professor Vicente Pereira de Almeida, lembrou que uma das prerrogativas da lei que cria os Institutos Federais é de que suas unidades ofereçam 20% de suas vagas para cursos de formação de professores. De acordo com professor Vicente, o IF Goiano tem trabalhado incansavelmente nesta direção. “Todas as regiões do país apresentam demanda de cursos de formação de professores, por isso, precisamos fazer nossa parte”, finalizou ressaltando a importância do trabalho em parceria com outras instituições, a exemplo do trabalho em conjunto com as Redes Municipal e Estadual de Educação, que viabilizou a chegada do curso de especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas à instituição.

Seção de Comunicação Social e Eventos