Divulgadas notas do Enem 2019

Publicado: Sexta, 17 de Janeiro de 2020, 11h23 | Última atualização em Quarta, 22 de Janeiro de 2020, 12h40 | Acessos: 1296

Resultado individual do Enem já está disponível; 4 milhões de participantes fizeram as provas em 3 e 10 de novembro. Resultados dos 'treineiros' sairão apenas em março. O IF Goiano utiliza a nota do Enem  para seleção de candidatos aos cursos superiores da instituição.

Os participantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 têm acesso às suas notas a partir desta sexta-feira, 17 de janeiro. Os resultados individuais podem ser usados para conseguir uma vaga nas faculdades e universidades de todo o país. As informações de programas que permitem o ingresso na educação superior também podem ser consultadas no portal do Ministério da Educação.

As notas ficam disponíveis na Página do Participante e no aplicativo do Enem. O acesso exige o login com CPF e senha. Para quem esqueceu da senha, o sistema permite recuperá-la. A senha cadastrada será enviada para o e-mail do participante. Quem não tem mais acesso ao e-mail registrado durante a inscrição poderá trocar o endereço eletrônico e receber a senha no novo e-mail. Veja o passo a passo no link no fim desta notícia.

O participante terá acesso à nota da redação (que varia de zero a 1000) e à pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Para os “treineiros”, aqueles que não concluíram o ensino médio em 2019, o boletim individual será publicado em março de 2020.

Os três principais programas do Ministério da Educação (MEC) para ingresso no ensino superior já estão com os cronogramas definidos. Fique atento e mantenha sua senha do Enem, porque ela será necessária nestes programas.

Para entender a nota – A nota de cada uma das quatro áreas de conhecimento no Enem é calculada a partir de uma escala, que é como uma régua que mede o nível de conhecimento do participante. O desempenho médio dos concluintes no ensino médio do ano 2009 encontra-se no meio desta régua, os 500 pontos. Dessa forma, as questões da prova ocupam uma posição diferente na régua, de acordo com seu nível de dificuldade. Nesse sentido, as perguntas situadas na régua abaixo de 500 têm um nível de dificuldade menor para a maioria dos estudantes, e as acima de 500, uma dificuldade maior.

Imagem de gráfico para entender a nota

As escalas de proficiência construídas por meio da TRI são cumulativas em termos de habilidades e de competências. Assim, se um participante tem a nota 600, ele deve responder corretamente tanto itens referentes a habilidades e competências associados a esse ponto quanto itens associados a conteúdos, habilidades e competências descritas nos pontos anteriores.

Sisu – O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o meio pelo qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. As inscrições começam na terça-feira, 21 de janeiro, e terminam no dia 24, sexta-feira. É preciso ter tirado nota maior que zero na redação para se inscrever no Sisu, por meio do número de inscrição do Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada. A lista de instituições está na página do Sisu.

Fonte:  Assessoria de Comunicação Social - INEP (adaptada)