Empossado novo diretor-geral do Campus Rio Verde

Publicado: Quarta, 22 de Janeiro de 2020, 11h38 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 17h35 | Acessos: 2577

Professor Fabiano Guimarães Silva assume o comando do IF Goiano – Campus Rio Verde para o quadriênio 2020-2023. A solenidade de posse contou com a presença de amigos e familiares do novo diretor, dirigentes do IF Goiano e autoridades municipais, estaduais e federais.

A cerimônia teve início com a entrada de Fabiano Guimarães acompanhado por professores que participaram de sua formação acadêmica, desde o ensino infantil até o doutorado. O grupo de professores o conduziu até a mesa diretiva onde mais tarde assinaria o termo de posse.

A convite do professor Fabiano, participaram deste momento os professores Irma Guimarães (Educação Infantil e Ensino Fundamental – Escola Municipal Nossa Senhora das Dores); Irone Araújo Guimarães (Ensino Fundamental/anos finais 5ª a 8ª série – Escola Estadual Frederico Jaime); Célio Ignácio (Ensino Médio, Escola  Agrotécnica Federal de Rio Verde); João das Graças Santana (Educação Profissional e Tecnológica, Escola Agrotécnica Federal de Rio Verde); Ricardo Motta Miranda (Graduação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e José Eduardo Brasil Pereira Pinto (mestrado e doutorado Universidade Federal de Lavras).

Professor Fabiano, egresso do curso Técnico em Agropecuária do IF Goiano - Campus Rio Verde, quando este era denominado de Escola Agrotécnica Federal, também fez questão de homenagear todos os ex-diretores da instituição.

Dois deles se deslocaram de outros Estados para participar da cerimônia de posse: professor Omar José Schossler, que esteve à frente da instituição entre 1970 e 1972 e professor José Cimino, que dirigiu o campus entre 1975 e 1989.

Também presente o ex-diretor, professor Gilberto de Faria Queiroz, que atuou como dirigente máximo da instituição por dois mandatos, de 1996 a 2004 e 2009 a 2011.

Logo após a leitura e assinatura do termo de posse, Fabiano Guimarães falou aos presentes. Momento em que aproveitou para reconhecer que os atuais indicadores de excelência do IF Goiano – Campus Rio Verde devem-se também a todos aqueles que o antecederam.

O diretor empossado aproveitou para ressaltar o espírito visionário do professor Gilberto Queiroz, que, segundo ele, assumiu posturas de ousadia que hoje resultam nos conceitos tão positivos atribuídos pelo MEC à instituição. “Todas as ações foram importantes para que o campus chegasse ao que é hoje”, pontuou. Professor Gilberto aproveitou o momento para lembrar que Fabiano é o primeiro filho de Rio Verde a assumir a direção-geral da instituição.

Professor Fabiano lembrou ainda da parceria com o professor Anísio Correa da Rocha -  que deixa o comando da direção-geral por dois mandatos consecutivos -  com quem atuou na ocasião em que comandava a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do campus.

Ao reitor, professor Vicente Pereira de Almeida, fez questão de demonstrar seu reconhecimento por todas as oportunidades que lhes foram dadas, incluindo seu convite para atuar na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano.

Referindo-se aos servidores e alunos do campus lembrou de seu compromisso assumido na campanha e colocou-se à disposição de todos. Por fim, agradeceu a todos os convidados por estarem presentes nesse momento de tão grande importância para ele.

Representantes de instituições de ensino: a cerimônia reuniu os pró-reitores do IF Goiano: de Administração e Planejamento, Tânia Márcia Freitas; de Ensino, professor Virgílio José Tavira Erthal; de Desenvolvimento Institucional e reitor eleito, professor Elias de Pádua Monteiro; de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professor Alan Carlos Costa e representando a pró-reitoria de extensão, Ausbie Luiz Graça Araújo.

Também presentes dirigentes do Campus Ceres, Iporá, Trindade, Urutaí e Polo de Inovação. Outras instituições de ensino também se fizeram presentes por meio de seus representantes: Universidade Federal de Lavras (UFLA); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade de Rio Verde (UniRV), Universidade Federal de Jataí (UFJ), Instituto Federal do Mato Grosso do Sul e Centro Universitário de Mineiros (Unifimes).

Apresentações artísticas:  um dos pontos altos da solenidade foi a entoação do Hino Nacional Brasileiro pela professora Juliana Sales, esposa de Fabiano Guimarães.

Juliana, acompanhada de músicos de Rio Verde, também cantou a "Oração de São Francisco", momento em que todas as mulheres presentes receberam flores brancas.

Fechando as apresentações musicais, o Coral Zoe encantou a todos com apresentações de músicas gospel.

Assessoria de Comunicação Social e Eventos

Colaborou com fotos: Cláudia Oriente e Ícaro Lunas