Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Plantio de mudas de ipê mobiliza servidores do Campus Rio Verde

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Domingo, 25 de Outubro de 2020, 12h30 | Última atualização em Quarta, 28 de Outubro de 2020, 21h09 | Acessos: 1331

Ação é organizada pelo GT de Arborização do Campus Rio Verde e faz parte das ações do Jardim Botânico. Intenção é plantar cerca de 300 mudas de ipê roxo, amarelo e branco na instituição até o início de dezembro.

O plantio aconteceu no último sábado e envolveu servidores docentes e técnicos administrativos. O pequeno Luis Otávio Ribeiro, filho dos professores Frankcione Borges e Emival Ribeiro fez questão de participar do momento ao lado dos pais. Devidamente paramentado de escoteiro, Luis Otávio plantou duas mudas de ipê amarelo em frente ao Prédio Pedagógico 1 e garantiu que vai acompanhar, pessoalmente, o desenvolvimento das plantas.

 

E foi Luis Otávio quem abriu os trabalhos. Ao lado do diretor-geral do campus, professor Fabiano Guimarães, ele realizou o plantio da primeira muda. A partir de então, o grupo se espalhou entre o ginásio de esportes e o Prédio da Mecanização e nas imediações do Bloco de Informática.  Ao todo, foram plantadas 70 mudas.  

 

Nesta etapa foram plantadas 50 mudas de ipê amarelo (Handroanthus albus), 7 mudas de ipê roxo (Handroanthus impetiginosus) e algumas mudas de ipê do cerrado (Tabebuia ochracea). De acordo com o professor Fabiano, o plantio de mudas ocorrerá todos os sábados até o dia 12 de dezembro.

A intenção é arborizar as áreas próximas aos prédios pedagógicos para, além do embelezamento, contribuir com o bem estar de todos que por ali transitam, uma vez que as árvores proporcionam um ambiente mais arejado. Segundo os pesquisadores,  uma árvore com copa de 10 metros de diâmetro é capaz de bombear para a atmosfera mais de 300 litros de água, em forma de vapor, diariamente. 

 O GT de Arborização reúne servidores docentes e técnicos administrativos e atua juntamente com a equipe responsável pela implantação do Jardim Botânico. Pelo projeto do JB cerca de 40 mil mudas de espécies diversas serão cultivadas no campus nos próximos anos, dentre elas, ipê, cedro, jacarandá e quaresmeiras. 

Alguns servidores que participaram do plantio estavam há cerca de 7 meses sem visitar o campus, devido a pandemia da Covid-19. Encantados com a beleza do lugar, ao final da atividade, foram dar um passeio pelas áreas que começam a ganhar um novo colorido com as primeiras  chuvas da primavera.

 

Seção de Comunicação Social e Eventos

 

Fim do conteúdo da página