Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Conselho Superior

Empossados novos membros do Conselho Superior

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 22 de Janeiro de 2021, 11h57 | Última atualização em Terça, 26 de Janeiro de 2021, 21h52 | Acessos: 419

Representantes atuarão durante o biênio 2021-2022. Evento foi marcado pela composição das câmaras e apresentação musical.

Os membros eleitos do Conselho Superior do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) tomaram posse na sexta-feira, 22, em cerimônia realizada de forma virtual e transmitida ao vivo pelo canal oficial da Instituição no Youtube. O novo colegiado atuará durante o biênio 2021-2022, representando servidores e alunos das 12 unidades que formam o Instituto, mais a reitoria e o Polo de Inovação.

A eleição dos novos membros, que inicialmente estava prevista para o biênio 2021-2022, foi adiada devido às ações decorrentes da pandemia do novo Coronavírus. Por este motivo, esta é também a primeira cerimônia de posse do Conselho Superior promovida de forma online, formato este no qual já estavam sendo realizadas as reuniões do colegiado em sua composição anterior.

A solenidade foi aberta pelo reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, que parabenizou os novos membros e todo o trabalho realizado por cada um durante o processo eleitoral. A execução do hino nacional foi apresentada pela servidora do Campus Trindade, Paula Dias, que também encerrou a cerimônia com uma apresentação musical.

O evento seguiu com a apresentação da equipe da secretaria do Consup, leitura do termo de posse e participação do ex-conselheiro e ex-reitor do Instituto Federal da Bahia (IFB), Wilson Conciani, que mesmo enfrentando imprevistos decorrentes da vulnerabilidade do meio virtual, conseguiu estar presente. Conciani falou sobre a importância do Conselho Superior nos Institutos Federais.

Além de explicar sobre a criação e funcionamento do colegiado, especificando seus caráteres consultivo, deliberativo, normativo e recursal, o ex-conselheiro falou sobre como lidar com as batalhas intelectuais e conflitos de interesses que podem existir na gestão do colegiado. “Devemos agir sempre com respeito, pois batalhas intelectuais é o que queremos, interesses pessoais jamais!”, enfatiza.

Na sequência, os pró-reitores, na qualidade de coordenadores das Câmaras Consultivas, apresentaram as atribuições das câmaras e seguiram para o acordo entre os conselheiros para recomposição das mesmas. As câmaras consultivas são responsáveis por analisar e relatar, previamente, qualquer assunto que necessite de decisão da plenária do Conselho. Estão divididas em: Ensino; Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; Extensão; Administração e Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Os pró-reitores de cada pasta presidem a câmara que corresponde à sua área de sua abrangência.

O Conselho Superior é o órgão máximo do IF Goiano, conforme o Estatuto da Instituição. Possui caráter consultivo e deliberativo. Entre outras competências, cabe a ele aprovar as diretrizes para a atuação do Instituto e zelar pela execução de sua política educacional. Além dos titulares e suplentes dos segmentos estudantil, docente e técnico-administrativo, o colegiado é formado por egressos, membros da sociedade civil, diretores-gerais e, ainda, pelo reitor e um representante do Ministério da Educação (MEC), designado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

As reuniões ordinárias do colegiado devem ocorrer a cada dois meses, a menos que haja a necessidade de algum encontro extraordinário. Para a aprovação das matérias, há a necessidade de, ao menos, dois terços de quórum. Quando o titular não puder comparecer, ele deve avisar a secretaria do colegiado que, automaticamente, convocará o respectivo suplente.

 

 

Diretoria de Comunicação Social e Eventos

Fim do conteúdo da página