Conselho Superior

Empossados novos membros do Conselho Superior

Publicado: Sexta, 22 de Janeiro de 2021, 11h57 | Última atualização em Terça, 26 de Janeiro de 2021, 21h52 | Acessos: 419

Representantes atuarão durante o biênio 2021-2022. Evento foi marcado pela composição das câmaras e apresentação musical.

Os membros eleitos do Conselho Superior do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) tomaram posse na sexta-feira, 22, em cerimônia realizada de forma virtual e transmitida ao vivo pelo canal oficial da Instituição no Youtube. O novo colegiado atuará durante o biênio 2021-2022, representando servidores e alunos das 12 unidades que formam o Instituto, mais a reitoria e o Polo de Inovação.

A eleição dos novos membros, que inicialmente estava prevista para o biênio 2021-2022, foi adiada devido às ações decorrentes da pandemia do novo Coronavírus. Por este motivo, esta é também a primeira cerimônia de posse do Conselho Superior promovida de forma online, formato este no qual já estavam sendo realizadas as reuniões do colegiado em sua composição anterior.

A solenidade foi aberta pelo reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, que parabenizou os novos membros e todo o trabalho realizado por cada um durante o processo eleitoral. A execução do hino nacional foi apresentada pela servidora do Campus Trindade, Paula Dias, que também encerrou a cerimônia com uma apresentação musical.

O evento seguiu com a apresentação da equipe da secretaria do Consup, leitura do termo de posse e participação do ex-conselheiro e ex-reitor do Instituto Federal da Bahia (IFB), Wilson Conciani, que mesmo enfrentando imprevistos decorrentes da vulnerabilidade do meio virtual, conseguiu estar presente. Conciani falou sobre a importância do Conselho Superior nos Institutos Federais.

Além de explicar sobre a criação e funcionamento do colegiado, especificando seus caráteres consultivo, deliberativo, normativo e recursal, o ex-conselheiro falou sobre como lidar com as batalhas intelectuais e conflitos de interesses que podem existir na gestão do colegiado. “Devemos agir sempre com respeito, pois batalhas intelectuais é o que queremos, interesses pessoais jamais!”, enfatiza.

Na sequência, os pró-reitores, na qualidade de coordenadores das Câmaras Consultivas, apresentaram as atribuições das câmaras e seguiram para o acordo entre os conselheiros para recomposição das mesmas. As câmaras consultivas são responsáveis por analisar e relatar, previamente, qualquer assunto que necessite de decisão da plenária do Conselho. Estão divididas em: Ensino; Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; Extensão; Administração e Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Os pró-reitores de cada pasta presidem a câmara que corresponde à sua área de sua abrangência.

O Conselho Superior é o órgão máximo do IF Goiano, conforme o Estatuto da Instituição. Possui caráter consultivo e deliberativo. Entre outras competências, cabe a ele aprovar as diretrizes para a atuação do Instituto e zelar pela execução de sua política educacional. Além dos titulares e suplentes dos segmentos estudantil, docente e técnico-administrativo, o colegiado é formado por egressos, membros da sociedade civil, diretores-gerais e, ainda, pelo reitor e um representante do Ministério da Educação (MEC), designado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

As reuniões ordinárias do colegiado devem ocorrer a cada dois meses, a menos que haja a necessidade de algum encontro extraordinário. Para a aprovação das matérias, há a necessidade de, ao menos, dois terços de quórum. Quando o titular não puder comparecer, ele deve avisar a secretaria do colegiado que, automaticamente, convocará o respectivo suplente.

Diretoria de Comunicação Social e Eventos