Senador Vanderlan Cardoso faz visita ao Campus Rio Verde

Publicado: Domingo, 09 de Mai de 2021, 16h20 | Última atualização em Segunda, 17 de Mai de 2021, 11h59 | Acessos: 619

Equipe diretiva, liderada pelo reitor do IF Goiano, professor Elias de Pádua Monteiro, e pelo diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Fabiano Guimarães, recepciona o Senador Vanderlan Cardoso e pede apoio para o fortalecimento e expansão das unidades.

O Senador e sua comitiva passaram a manhã da última sexta-feira (07) no Campus Rio Verde. Devido aos cuidados relacionados à pandemia da Covid-19, foi necessário restringir a visita a um pequeno número de pessoas. A comunidade acadêmica foi representada pelos gestores da Instituição que apresentaram importantes reivindicações, dentre elas, o pedido para que o Senador faça a mediação junto ao MEC e a Secretaria de Governo para que abram o diálogo com os representantes dos Institutos Federais.

De acordo com o reitor, professor Elias - que faz parte da diretoria do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) - para que as instituições continuem funcionando, é urgente que o governo reverta da decisão de bloquear os 14% do orçamento destinados à Educação. “Temos poucos recursos para uma possível volta ao ensino presencial, por isso, solicitamos que o Senador nos ajude com pautas que possam minimizar os prejuízos que já tivemos em conseqüência da pandemia”. Professor Elias pediu a Vanderlan Cardoso que não deixe de trabalhar em defesa da Educação.

Ao Senador foi apresentada a estrutura atual do Campus Rio Verde, que se destaca entre as unidades da Rede Federal de Educação, sobretudo, em relação à pesquisa e pós-graduação. De acordo com os gestores, a região de Rio Verde e seu entorno já apresentam uma demanda que exige a ampliação da estrutura existente.

Professor Fabiano Guimarães, que está à frente do Campus Rio Verde, há pouco mais de um ano, reconhece os avanços da instituição ao longo de seus quase 54 anos de existência, no entanto, segundo ele, é necessário que os parlamentares invistam esforços para a solidificação do que já existe e também trabalhe para a sua expansão, de forma que o ensino, a pesquisa e a extensão cheguem a um maior número possível de pessoas. Algumas projeções mostram que até 2043 a população de Rio Verde se aproxime da casa de 700 mil habitantes.

Os gestores ligados ao Ecossistema de Inovação que agrega o Polo Embrapii, o Parque Tecnológico e o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre) fizeram um breve histórico de sua formação, que teve início com a implantação do Polo de Inovação. Fernando Godinho, diretor do Polo Embrapii, reivindicou ajuda do Senador para aquisição de uma estação experimental agrícola credenciada ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Segundo ele, a estrutura viabilizará que respostas rápidas cheguem ao produtor rural. Estima-se que o custo para implantação desta estação aproxime de 1,5 milhão, um investimento que vai gerar sustentabilidade e independência financeira ao Polo.

Professor Vicente Pereira de Almeida, que está à frente do Ecossistema, também pediu a Vanderlan Cardoso uma especial atenção ao Parque Tecnológico salientando que é uma iniciativa que oportuniza a formação de estudantes com foco na inovação e com alcance para vários municípios goianos.

Por fim, Vanderlan Cardoso conheceu o projeto Fazenda Urbana e o Centro de Tecnologia e Inovação em Produção Sustentável e Alimentos em Sistema Aquapônico apresentado pelo professor Adriano Carvalho, que coordena pesquisas ligadas à área.

O Senador disse ter ficado impressionado com o que lhe foi apresentado e elogiou os projetos institucionais voltados à tecnologia e inovação. Sobre as reivindicações apresentadas, Vanderlan pediu que os orçamentos lhe fossem encaminhados para que ele possa se dedicar na busca dos recursos necessários para atendimento das demandas.

Além dos gestores do IF Goiano já citados, também estavam no encontro o diretor-geral do Campus Iporá, professor Marcelo Medeiros, e os pró-reitores de pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Alan Carlos Costa, e de desenvolvimento institucional, professor Gilson Dourado. Representando o prefeito de Rio Verde, estava o secretário de agricultura, Paulo Martins. Demilson Lima representou o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira.

Ainda no IF Goiano, após o encontro com a equipe diretiva do IF Goiano, o senador conversou com prefeitos dos municípios de Inaciolândia, Gouvelândia, Cachoeira Alta, São Simão e Paranaiguara.

Setor de Comunicação Social e Eventos