Professores do IF Goiano participam de missão científica em Cuba

Publicado: Quinta, 22 de Março de 2018, 12h15 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 13h45 | Acessos: 949

Missão foi realizada em conjunto com Universidad de Granma (Cuba), Instituto de Estudos Socioambientais (IESA-UFG), IFG, UEG, Universidade Federal do Amazonas e Universidade Federal do Tocantins.

A visita objetivou consolidar as relações científicas, acadêmicas e pedagógicas entre pesquisadores e professores brasileiros e cubanos para fomentar pesquisas com cooperações técnicas, científicas e institucionais. O IF Goiano foi representado pelos professores Roberto Eduardo Castillo Pizarro e Fernando Uhlmann Soares, ambos do Campus Rio Verde e Alex Tristão, do Campus Trindade.

Durante os dias em que estiveram em solo cubano (entre 1º e 11 de março), os visitantes participaram de diversas atividades, dentre elas, o I Coloquio Internacional Cuba-Brasil Territorio, Desarrollo, Sujetos y Lenguaje na Universidad de Granma na cidade de Bayamo (800km ao leste de Havana), no qual os professores do Campus Rio Verde apresentaram o trabalho intitulado: Região de Planejamento Sudoeste Goiano: o espaço do agronegócio e as corporificações urbanas – pichações, propaganda e monumento – na cidade de Rio Verde, capital estadual da agricultura capitalista em Goiás, Brasil.

O grupo também esteve no sítio urbano de Havana a fim de compreender a formação e a dinâmica urbana da capital cubana, que se dá por meio das atividades turísticas (maior entrada de capitais na economia nacional no momento). Conheceu ainda, o cotidiano das pessoas num país marcado pelo embargo dos EUA, que prejudica as importações e exportações, interferindo de forma negativa em suas vidas, uma vez que ficam restritas ao acesso de produtos de higiene pessoal, alimentos e materiais de consumo em geral. Os brasileiros também tiveram a oportunidade de observar paisagem rural cubana dominada pela policultura e sua convivência com as lavouras de cana-de-açúcar.

Educação

Os visitantes brasileiros ficaram impactados com as inúmeras escolas primárias e secundárias que existem ao longo das rodovias e com as ações desenvolvidas pela Universidad de Granma (UDG), onde estão matriculados 7.500 estudantes de graduação e pós-gradução. São ao todo, 31 cursos, entre licenciaturas e nas áreas de agrárias, biológicas e exatas.

O grupo conheceu também uma escola inclusiva do município de Bartolomé Masó Márquez (primeira escola rural cubana idealizada por Ernesto “Che” Guevara de La Sierna e implantada pela Revolução na década de 1960).

Ainda sobre atividades de inclusão, os brasileiros conheceram um projeto que prepara pessoas com deficiência para atuar em diversas atividades. São marceneiros, eletricistas, eletrotécnicos, cabelereiras, agricultores e vendedores que ao fim do treinamento recebem equipamentos para desenvolver suas atividades.

Para os professores do IF Goiano que integraram a comitiva, a participação nas atividades se constituirá em um eixo norteador para o planejamento do projeto de pesquisa e extensão relacionado ao processamento, armazenamento e conservação de alimentos, assim como, para a proposição de cursos para preparação de alimentos com produtos da região, como por exemplo a mandioca.

Setor de Comunicação Social e Eventos

curta nossa fanpage