Disponíveis os certificados dos cursos técnicos integrados, subsequentes e de ensino médio aos candidatos do Encceja

Publicado: Segunda, 14 de Janeiro de 2019, 09h52 | Última atualização em Segunda, 04 de Fevereiro de 2019, 10h24 | Acessos: 1018

Com a certificação em mãos, os alunos do Campus Trindade já podem participar, com a nota do Enem, do Sisu e Prouni 2019

A aluna Adrya Christyna Silva Machado, 18 anos, técnica em Informática para Internet já recebeu o certificado das mão do diretor-geral do Campus Trindade, professor Júlio Cézar Garcia.

Depois de comemorarem a aprovação de 15 a 19 disciplinas dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio chegou o momento dos já egressos do Campus Trindade buscarem os certificados de técnicos na Unidade de Registro Escolar e matarem a saudade do nosso campus. Ao todo, já estão disponíveis 77 certificados produzidos pela Unidade de Registro Escolar. Em breve estarão disponíveis os certificados dos cursos técnicos subsequentes aos concluintes de 2018.

Já estão prontos também os trâmites para entrega dos certificados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para quem optou pelo IF Goiano – Campus Trindade como unidade certificadora. Quem obtiver o certificado do Ensino Médio via Encceja já pode concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni) em 2019.

De acordo com a Unidade de Registro Escolar, a entrega dos Certificados dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio aos alunos que concluíram o curso em 2018 exige a presença do técnico para assinatura do documento e, em caso do egresso ser maior de 18 anos, é obrigatório a apresentação do original e cópia dos documentos como o Título Eleitoral, além da documentação pessoal. Ao sexo masculino, é obrigatório ainda a apresentação do Certificado de Reservista das Forças Armadas.

A entrega dos cerca de 44 Certificados de Ensino Médio para candidatos do Encceja que optaram pelo IF Goiano – Campus Trindade como Instituição Certificadora deve ser solicitada no Núcleo de Protocolo da unidade, apresentando o original e cópia dos seguintes documentos: CPF; RG; Título Eleitoral; comprovante de endereço; certificado de reservista (para o sexo masculino) e uma foto 3x4.

Encceja – Criado em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada, o exame voltou a certificar o Ensino Médio em 2017. O Encceja é aplicado pelo Inep, mas a emissão dos documentos certificadores (certificado e declaração de proficiência) é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmaram Termo de Adesão ao Encceja.

(Texto e foto: Fabrizio Franco, Assessoria de Comunicação do IF Goiano - Campus Trindade, com informações do site do Inep)