Oportunidade

Estudantes participam de intercâmbio oferecido por empresa chinesa de tecnologia

Publicado: Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 13h00 | Última atualização em Quinta, 11 de Fevereiro de 2021, 13h29 | Acessos: 606

Alunos dos campi Trindade e Rio Verde estão entre os 48 escolhidos em todo o país para participar do Seeds for the Future 2020.

Fernando (canto superior) e demais estudantes tiveram acesso a diversos cursos oferecidos pela empresa

Estudantes dos campi Trindade e Rio Verde do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) tiveram a oportunidade de participar neste mês do programa Seeds for tthe Future, da empresa de tecnologia Huawei. Eles foram selecionados entre 48 pessoas de todo o país para um intercâmbio na sede da empresa, localizada na China, mas que em função da pandemia ocorreu de forma virtual. O objetivo do programa, realizado anualmente, é incentivar a futura geração de profissionais na concepção de novas ideias, serviços, produtos e soluções digitais com foco na inovação.

O intercâmbio consistiu em encontros por videochamada e cursos em um sistema próprio da empresa, por meio dos quais os alunos tiveram, por exemplo, aulas de mandarim, negócios, inteligência artificial, computação em nuvem e internet das coisas. Eles também foram apresentados à tecnologia 5G, capaz de proporcionar uma verdadeira revolução no dia a dia em diversas áreas. Por fim, puderam conhecer a cultura chinesa, diferenciando as partes tradicional e moderna da China.

Para Divino Borges de Oliveira Filho, 21, que cursa Ciência da Computação no Campus Rio Verde, participar do programa ampliou a visão de mundo e percepção do futuro. “Aumentou minha criatividade e conhecimento a respeito de tecnologia. Ao mesmo tempo, foi desafiador, pois todo o conteúdo foi oferecido em inglês”, relata. Fernando Souza Furtado Carrilho, 19, aluno de Engenharia da Computação no Campus Trindade, destacou a interação como ponto alto da experiência. “Participar com pessoas de todo o Brasil e países diferentes foi sensacional. E é muito bom ver como a tecnologia pode criar novos horizontes”, complementa.

Para serem selecionados, Divino e Fernando participaram de um processo seletivo em duas etapas. Na primeira houve o preenchimento de um formulário base. Depois, eles tiveram que gravar um vídeo de até um minuto, em inglês, se auto apresentando e explicando porque deveriam ser escolhidos para o Seeds for the Future. Ambos souberam do programa por meio de divulgação realizada no portal do IF Goiano.

Além de acesso a todo o conteúdo, os estudantes seguem cadastrados em um grupo no WhatsApp, por onde estão sendo disponibilizadas novas oportunidades da empresa. Como desdobramento, ainda, Fernando – que representa os discentes no novo Conselho Superior do IF Goiano - estuda a possiblidade de levar o ICT Academic ao conhecimento de todos os campi da Instituição.

Este programa permite a integração de tecnologias da Huawei em iniciativas de ensino de tecnologia dentro de instituições parceiras. O Seeds for the Furutre existe desde 2008, capacitando mais de 20 mil estudantes de 96 países, sendo cerca de 100 deles brasileiros.  Com foco em inovação, a Huawei está presente em mais de 170 países, atendendo mais de um terço da população mundial.

Diretoria de Comunicação Social