Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Estudantes do curso técnico em Edificações visitam ETA Meia Ponte em Goiânia

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 19 de Março de 2018, 09h33 | Última atualização em Segunda, 26 de Março de 2018, 11h26 | Acessos: 1612

As etapas do tratamento da água, da captação do Rio Meia Ponte até a distribuição para o abastecimento público, foram estudadas pelos alunos do Campus Trindade

imagem sem descrição.

Cerca de 20 estudantes do 2° ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Edificações do IF Goiano – Campus Trindade realizaram, na última quinta-feira (15/03), visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) Meia Ponte Engenheiro Rodolfo José da Costa e Silva, localizada em Goiânia. Os alunos foram acompanhados professor Aleones José da Cruz Júnior e orientados pela técnica em Saneamento Edna Vaz Matias.

Os futuros técnicos em Edificações conheceram o processo de tratamento de água. A floculação, onde ocorre a geração dos flocos; a decantação, onde a água é colocada em repouso até que esses flocos se sedimentem; a filtração, onde são utilizados carvão, areia e cascalho para reter a passagem dos flocos que ainda restam, e a adição do cloro, que tem como função eliminar os microrganismos mais resistentes presentes na água.

Após a conclusão de todas essas etapas a água é considerada tratada e apta para o consumo humano distribuida por meio de adutoras, ramais e hidrômetros. Os estudantes ainda receberam orientações da técnica em Saneamento sobre os produtos químicos utilizados no processo de tratamento da água, sendo eles o sulfato de alumínio, o flúor, o cal e o cloro.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de observar como funciona a lavagem dos filtros na ETA e acesso a Caixa de Afluente (Centro de Reservação), que é o local em que é armazenada toda água filtrada após o processo de tratamento.

Assessoria de Comunicação do IF Goiano - Campus Trindade, com colaboração da aluna do 2º ano do curso técnico integrado em Edificações Talita de Carvalho (texto e foto)

Fim do conteúdo da página