Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Pesquisa fomentada pela Fapeg sobre sementes do Cerrado recebe destaque internacional

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 23 de Abril de 2019, 14h51 | Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2019, 08h32 | Acessos: 673

O artigo teve origem na pesquisa de doutorado da profa. Érica Fernandes. 

A revista científica Agronomy Journal, sediada em Madison, Wisconsin, nos Estados Unidos, trouxe na sua edição de fevereiro deste ano, o artigo da pesquisadora Érica Fernandes Leão Araújo, agrônoma, professora efetiva do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), campus Urutaí. A revista tem alcance internacional e recebe a melhor qualificação da Capes para revistas científicas mundiais – Qualis Capes – A1, o que permite uma boa visibilidade internacional para o artigo, para a região do Cerrado e, consequentemente, para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), que fomenta a pesquisa que deu origem ao artigo, dentro do Doutorado em Agronomia, na linha de pesquisa em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. O projeto de pesquisa de Érica conta com orientação da professora Dra. Eli Regina Barboza de Souza (UFG).

Protrusão radicular, início da germinação, em
sementes de Campomanesia adamantium (gabiroba).
Foto: Leão-Araújo, 2018.

Ferramenta inovadora na pesquisa - Segundo Érica, o armazenamento de sementes permite a manutenção da biodiversidade vegetal do nosso bioma e ainda viabiliza a produção de mudas destas espécies. A pesquisa usa uma ferramenta inovadora e automatizada para identificar o potencial fisiológico das sementes e a relação com a perda de água, que são as imagens de raio-x, correlacionando a morfologia interna com germinação e vigor, buscando aperfeiçoar a reprodução para garantir a sobrevivência da espécie.

Campomanesia adamantium (gabiroba) é nativa da região do Cerrado brasileiro. Sua propagação mais comum e usual é por sementes, e essa forma de reprodução tem como principal vantagem a possibilidade de armazenamento por períodos mais longos que as estruturas vegetativas. Érica explica que não há informações exatas sobre a extinção desta espécie, porém a ameaça ao bioma Cerrado justifica trabalhos com espécies nativas. Atividades antrópicas têm ameaçado a biodiversidade dos biomas brasileiros. Estima-se que o Cerrado já apresenta mais de 40% de sua área ocupada por pastagens plantadas e agricultura. Para a pesquisadora, a manutenção de recursos genéticos vegetais visa principalmente garantir uma representatividade da biodiversidade e possibilitar a produção de mudas em períodos e locais distintos.

Flores e frutos de Campomanesia adamantium
(gabiroba).
Foto: Leão-Araújo, 2018

No caso da gabiroba, a importância de seu estudo se justifica também por ser uma espécie que apresenta frutos muito apreciados pela população dos locais de ocorrência. Além de serem consumidos in natura, também são utilizados na forma de doces, sorvetes, refrescos e, muitas vezes, como flavorizantes em destilados alcoólicos. O uso medicinal de diversas partes da planta também já foi relatado na literatura, conta a pesquisadora.

O artigo - Os experimentos da pesquisa referente ao artigo publicado foram desenvolvidos no Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – campus Urutaí e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP (Esalq/USP) – Piracicaba. As sementes foram coletadas das plantas da coleção de espécies nativas da UEG- Ipameri e teve também a parceria da UFG, Goiânia.

Imagens radiográficas de sementes de Campomanesia adamantium avaliadas por meio do software ImageJ®, apresentando diferentes teores de água: A – semente com 48% de água, B – imagem com destaque para o espaço interno livre (1,29%), C – plântula normal formada; D – semente com 21% de água, E – imagem com destaque para o espaço interno livre (7,91%), F – plântula anormal formada. Barra de escala em C e F = 10 mm. Barra de escala em D = 1 mm.
Foto: Leão-Araújo, 2018.

Para o artigo foi realizada uma coleta de frutos e extração das sementes. As sementes foram secas em estufa até atingirem seis níveis diferentes de teor de água, a partir daí foram obtidas imagens radiografadas das sementes, nos diferentes níveis de teor de água. As imagens foram analisadas por meio de software automatizado e foi identificada a ocorrência de injúrias físicas e o espaço interno livre das sementes em cada nível de água. As conclusões foram que:

– A desidratação das sementes de Campomanesia adamantium é acompanhada pelo decréscimo na viabilidade e vigor;
– As injúrias físicas e o espaço interno livre nas sementes, decorrentes da secagem, aumentam à medida que são desidratadas;
– As imagens de Raios-x podem ser utilizadas para avaliar a morfologia interna das sementes; e
– A morfologia interna está relacionada com a germinação e o vigor das sementes.

Pesquisa fomentada pela Fapeg - O projeto de pesquisa de doutorado de Érica conta com fomento da Fapeg, por meio da chamada pública 03/2016, de Bolsas de Formação de Mestrado e Doutorado e visa elucidar vários aspectos relacionados à fenologia e à reprodução de Campomanesia adamantium e já proporcionou a publicação de quatro artigos científicos. Segundo Érica, a fenologia ajuda a entender o comportamento reprodutivo e vegetativo da planta, como por exemplo quando são emitidas folhas novas, flores e frutos. O estudo publicado na revista Agronomy Journal foi um desdobramento da pesquisa da fenologia. Ela conta que a fase de experimentos já foi encerrada e que os trabalhos estão na fase final de redação da tese.

Os principais resultados obtidos com a tese foram o estabelecimento de padrões vegetativos e reprodutivos para a espécie na região do Cerrado, como a época e os fatores climáticos que interferem na emissão de folhas, flores e frutos na espécie. Isso possibilitará o planejamento para coleta de frutos e sementes para extrativismo responsável, armazenamento de sementes em bancos de sementes e produção de mudas. Além disso, a tese possibilitou a geração de informações que viabilizem o armazenamento e a identificação do potencial fisiológico das sementes, como o potencial de germinação e vigor da espécie.

Érica é formada em Agronomia pela UEG, em Ipameri, e desde a graduação, em 2010, desenvolve pesquisas com sementes. Fez mestrado na Unesp em Jaboticabal e agora cursa o doutorado. Professora efetiva do IF Goiano, campus Urutaí, onde atua desde 2015 ministrando disciplinas na área de sementes e coordenando o laboratório de sementes do campus. Ela conta que, desde a graduação se identificou com a pesquisa científica e que sempre trabalha com temas relacionados a sementes: desde estudos de dormência, maturação e qualidade fisiológica de sementes. “Sou apaixonada pela Agronomia, principalmente por trabalhar com a base do desenvolvimento das plantas que são as sementes”.

 

Fonte: FAPEG

Fim do conteúdo da página