INCLUSÃO

Divulgado resultado final para candidatos à utilização de cães-guia

Publicado: Segunda, 15 de Julho de 2019, 10h00 | Última atualização em Terça, 23 de Julho de 2019, 08h03 | Acessos: 534

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Urutaí divulga resultado final da seleção de candidatos à utilização de cães-guia treinados pelo Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia (Programa Cão-Guia), da unidade. Disponibilização do animal depende de critérios previstos em edital e atende a formação de treinadores e cães do Programa. Seleção contemplou pessoas com deficiência visual inscritas no Cadastro Nacional de Candidatos à Utilização de Cães-guia.

O edital tem por objetivo selecionar pessoas com deficiência visual para participar do Curso de Formação de Duplas, que é a fase de adaptação do usuário ao cão-guia. Esta etapa compreende uma das atividades práticas do Curso de Formação de Treinador de Cães-guia e de Instrutor de Mobilidade com Cães-Guia e corresponde ao estágio final de qualificação do animal, capacitando-o a atuar ou não como guia. Os cães que não demonstrarem aptidão natural e/ou a qualidade necessária para guiar com eficiência e segurança uma pessoa com deficiência visual serão desligados do Programa.

A escolha do candidato será determinada pela compatibilidade com o cão-guia, por meio da avaliação de critérios técnicos, uma vez que cada animal apresenta características físicas e comportamentais distintas entre si, tais como: peso, altura, velocidade de caminhada, nível de atividade física e potencial para a realização das atividades diárias.

Clique e veja o resultado final do Edital

Acesse a página do Programa Cão-Guia

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos